Local, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica

Autores

  • Artur José Renda Vitorino Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas

Palavras-chave:

Educação Comparada, Políticas Públicas, Estado Democrático, Globalização, Questão Étnica

Resumo

Este texto procura lançar as bases de uma interrogação pela Educação Comparada, se o nacional ainda tem lugar nas novas circunstâncias geradas pela globalização. Defende-se, a partir do caso das Ações Afirmativas na era genômica, que o valor heurístico da polarização entre o particular e o geral, ou entre o local e o universal, é útil tanto para a compreensão de fenômenos que eram baseados, especialmente, no território e nos Estados nacionais, quanto para o entendimento das identidades culturais e afetivas existentes no grande panorama da mundialização. Conclui-se, quanto às modificações materializadas pelo Estado-Nação nos processos de regulação dos sistemas educacionais, no que diz respeito aos meios de geração de identidades culturais e afetivas étnicas, que a despeito de o fenômeno da Globalização nos forçar a pensar que as fronteiras nacionais estão sendo rompidas e ultrapassadas, o nacional (e, a reboque, o local/ particular) tem lugar nas novas circunstâncias geradas pela Globalização, pois o Estado-Nação continua a induzir a formação de narrativas com o fim de ser ele o gerador da identidade oficial, e esse controle é exercido, especialmente, por intermédio do sistema de ensino.

Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência nas áreas de História e da Educação nos seguintes temas: História Social do Trabalho, Ensino de História da África e da Cultura Afrobrasileira.

Downloads

Publicado

2014-05-02

Como Citar

Vitorino, A. J. R. (2014). Local, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica. Educar Em Revista, 30(52), p. 291–303. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28088

Edição

Seção

Demanda Contínua