O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, teoria de ensino, matriz curricular, interdisciplinary, teaching, curriculum theory

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridade
e sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituação
da interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmicometodológicos
para a implementação da prática interdisciplinar na
realidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade
possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva
e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e
a formação continuada dos professores. É necessária a planificação e a
operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por
meio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade e
complexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, que
estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas.
A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar,
tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular,
para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e as
possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.

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Como Citar

Azevedo, M. A. R. de, & Andrade, M. de F. R. de. (2007). O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar Em Revista, 23(30), p. 235–250. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11387

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