Open Journal Systems

Memória que educa. Epidemias do final do século XIX e início do XX

Liane Maria Bertucci-Martins

Resumo



O artigo resgata como as autoridades municipais e habitantes da cidade de
Campinas (SP) receberam, em 1918, as notícias sobre a gripe espanhola
ou influenza e, em vários momentos rememorando a febre amarela que
flagelou a localidade em 1889, organizaram-se para combater a epidemia
de gripe. O trabalho busca, desta forma, investigar como a memória da
febre amarela esteve presente nas ações e reações dos campineiros desde
as primeiras informações sobre a gripe espanhola, motivando atitudes e
educando uma população ainda apavorada com a lembrança das conseqüências
de uma doença epidêmica.

Educating memory. Epidemic from late XIX
and early XX century

Abstract


This article focuses how authorities and many inhabitants of Campinas
(SP) received news about spanish flu in 1918, and how they brought back
the yellow fever that attacked the locality in 1889, and their organization
to combat the epidemic influenza. This work intends to analyze how
memories of yellow fever were present in actions and reactions of those
inhabitants, since the very first news about Spanish flu, those that motivated
attitudes and educated a population still frightened with memories of
epidemic sickness consequences.


Palavras-chave


memória; educação; gripe espanhola; febre amarela; epidemia; memory; education; spanish flu; yellow fever; epidemic.

Texto completo:

PDF DOI