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Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores

Maria do Carmo Galiazzi, Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo



A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula,
apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da
pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a
inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem
e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem
atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação
das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo
consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização
dos futuros professores.

Educating through research: resistances as possibilities for the evolution of teachers personal classroom theories

Abstract


Starting from a proposal based on educating through research, we present
three cathegories of resistance that may emerge when assuming the research
as a methodological approach in teacher education courses: the traditional
inertia, the restrictive dialog and the understandings of teaching, learning
and evaluation. From this we insist that teacher educators be attentive to
the resistances in their classes because they signal to the overcoming of
the theories of the involved, allowing conscious and critical interventions
in the conduction of professionalization of the future teachers.


Palavras-chave


formação de professores; educar pela pesquisa; resistências; apropriações; teacher education; dialogic inquiry; resistances; appropriations.

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