Vol. 15 Núm. 5 (2020): Dossiê Temático - Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido

					Ver Vol. 15 Núm. 5 (2020): Dossiê Temático - Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido
Publicado: 2020-11-02

Expediente

  • Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido

    Equipe Editorial
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77657

Apresentação

  • Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido

    Juliana Zeggio Martinez, Ana Paula Marques Beato-Canato, Alessandra Coutinho Fernandes
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77658

Entrevistas

  • FAZ SENTIDO UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

    Mônica Ribeiro da Silva, Juliana Zeggio Martinez, Alessandra Coutinho Fernandes, Ana Paula Marques Beato-Canato
    09-17
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77308
  • NO AMPLO CONTEXTO DA POLÍTICA DE ESTADO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A BNCC SOB OS HOLOFOTES

    Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, Alessandra Coutinho Fernandes, Ana Paula Marques Beato-Canato, Juliana Zeggio Martinez
    18-45
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77310

Artigos Especiais

  • DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE: DA BNCC AO ESCOLA SEM PARTIDO

    Ana Paula Marques Beato-Canato, Juliana Zeggio Martinez, Alessandra Coutinho Fernandes
    46-73
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77461
  • IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA BNCC

    Alexandra Nunes Santana
    74-100
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73228
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA LÍNGUAS ADICIONAIS NA BNCC: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Marcela Dezotti Cândido, Camila de Souza Santos, Silvana Maria Mamani
    101-122
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73433
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM: MAPEANDO GÊNEROS DISCURSIVOS MULTISSEMIÓTICOS

    Claudemir Sousa
    123-145
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.72778
  • DE LÍNGUA ESTRANGEIRA À LÍNGUA FRANCA E OS PARADOXOS IN-BETWEEN: (TENSIONANDO) O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA BNCC

    Juliana Silva Santana, Felipe Flores Kupske
    146-171
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73397
  • QUANDO POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA SE TRANSFORMAM EM POLÍTICAS LINGUÍSTICAS OFICIAIS: O ESPANHOL NO NORDESTE BRASILEIRO

    José Veranildo Lopes da Costa Junior, Tatiana Lourenço de Carvalho
    172-193
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73305
  • SILÊNCIO E RESISTÊNCIA: AS LÍNGUAS NA ESCOLA EM CONTEXTOS DE PERMANENTES RETROCESSOS

    Marcella dos Santos Abreu
    194-216
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73414
  • POLÍTICA LINGUÍSTICA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS (1999-2019)

    Rafaela Cristina Oliveira de Andrade, Cynthia Israelly Barbalho Dionísio
    217-242
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73377
  • A INSERÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SILENCIAMENTO INOCENTE OU OMISSÃO PROPOSITAL?

    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Paula Aparecida Avila
    243-266
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73340
  • O TRABALHO COM PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA MATERNA

    Ana Paula da Silva, Ana Lúcia de Campos Almeida
    267-287
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73025
  • PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UNICAMP: INTERNACIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM FOCO

    Bruna Elisa Frazatto
    288-310
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73034
  • A REDAÇÃO DO ENEM ENTRE AS POLÍTICAS OFICIAIS E OFICIOSAS: O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS

    Jaqueline Gomes dos Santos Teles
    311-337
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73529
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS TRILHAS NEOLIBERAIS

    Daniele de Oliveira Moreira Barbosa, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
    338-362
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73417
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS ADICIONAIS

    David José de Andrade Silva
    363-387
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73402
  • A LINGUAGEM DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: IDEOLOGIA, DOUTRINAÇÃO E NEUTRALIDADE

    Verônica Ventorini Ferreira, Berenice Corsetti
    388-409
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73263