A REDAÇÃO DO ENEM ENTRE AS POLÍTICAS OFICIAIS E OFICIOSAS: O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73529

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Redação do Enem, Direitos Humanos.

Resumo

A cidadania, seguindo os princípios da Constituição Federal de 1988, figura como um dos principais objetivos da Educação Básica que deve ser garantido pela articulação de políticas públicas educacionais. Nessa perspectiva, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como política de avaliação, parece sinalizar uma tentativa de mensurar o alcance do objetivo final da educação ao exigir, entre as competências da prova de Redação, o respeito aos Direitos Humanos. No entanto, na contramão das políticas públicas oficiais que apresentam diretrizes e ferramentas para uma formação cidadã, as políticas oficiosas, fruto da organização de movimentos como o Escola Sem Partido, vêm ganhando espaço nas disputas políticas que são centrais para o cumprimento, ou não, da formação cidadã. O objetivo deste artigo é sistematizar argumentos que sustentam as políticas oficiais e oficiosas no que diz respeito aos Direitos Humanos no âmbito da prova de redação do Enem. Para tanto, assumimos uma abordagem qualitativa que toma como base a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados mostram que as políticas oficiosas, a partir da organização e articulação de movimentos, interferem nas políticas oficiais e ameaçam a concepção de educação cidadã apregoada na Carta Magna.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes dos Santos Teles, Universidade Federal de Sergipe /Programa de Pós Graduação em Educação

Doutoranda (2017) e Mestre (2010-2012) em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; especialista (2009) em ESCOLA & COMUNIDADE pela UFS; graduada pelo Departamento de LETRAS da mesma universidade (2003-2008) onde participou, como bolsista, de atividades de extensão e pesquisa; e Pedagoga (2019) pela Universidade Internacional (UNINTER). Desde então, ministrou aulas em turmas de Ensino Fundamental (EMEF Alencar Cardoso), Ensino Médio (Colégio Costa e Silva), Pré-Vestibular (Programa Conexões de Saberes/MEC) e Ensino Superior (Departamento de Educação/UFS; Departamento de Educação e Letras/Faculdade Maurício de Nassau). Tem experiência com coordenação pedagógica a partir do trabalho desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe (PROLEC/UFS). Desenvolve estudos sobre as políticas públicas educacionais relacionando com a Educação em Direitos Humanos (EDH) e com a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, participou do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação (NETE/UFS) e participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS/UFS)

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Teles, J. G. dos S. (2020). A REDAÇÃO DO ENEM ENTRE AS POLÍTICAS OFICIAIS E OFICIOSAS: O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS. Revista X, 15(5), 311–337. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73529