Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Não há qualquer identificação ou indício de autoria no interior do texto que segue, portanto, sem qualquer identificação do nome do/da autor/a.

  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem os 10MB).

  • O texto segue estritamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • Se a pesquisa envolve seres humanos, a autor declara que realizou todos os procedimentos de geração de dados em observância às normas estabelecidas a nível institucional pelo Comitê de Ética em Pesquisa, assegura a privacidade dos sujeitos de pesquisa em seu estudo e atesta que todos os sujeitos consentiram em participar da pesquisa.

Diretrizes para Autores

Orientações gerais

A Revista X atualmente adota a ABNT NBR 10520:2023. Portanto, todos os manuscritos submetidos deverão seguir essa norma para formatação. 

A Revista X publica pesquisas na área de Letras, com foco na Linguística Aplicada e nos Estudos Linguísticos, Literários e Culturais, desde que diretamente relacionados às línguas espanhola, francesa, inglesa, italiana e japonesa. São bem-vindos artigos, entrevistas, resenhas críticas e artigos de relatos de experiências de ensino, propostos por autores brasileiros ou estrangeiros. Tem a colaboração de doutores que atuam como avaliadores externos à sua equipe editorial e à instituição editor

Antes de submeter um manuscrito, os autores deverão consultar as chamadas em aberto, na página principal da Revista. Os textos serão avaliados atendendo à periodicidade da publicação. Trabalhos submetidos em desacordo com as Diretrizes para Autores serão devolvidos aos proponentes. Artigos que não atendem a critérios de originalidade ou considerados insatisfatórios serão rejeitados na avaliação inicial, antes da avaliação duplo cega.

Manuscritos de graduados ou mestrandos serão aceitos apenas em co-autoria com mestres ou doutores.

Para uma submissão com múltiplos autores, todos os autores deverão ser registrados como usuários no sistema da Revista. Além disso, todos deverão ser listados na página de submissão pelo autor responsável pela submissão. Todos os autores devem possuir ORCIDs, que serão informados no campo de metadados no momento do registro da submissão.

Os textos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês, e deverão ser inéditos. Após a avaliação inicial feita pela equipe editorial, os manuscritos serão submetidos à avaliação às cegas de dois pareceristas que poderão recomendar o trabalho para publicação sem restrições, recomendá-lo sugerindo modificações ou recusá-lo. Os textos serão aceitos para publicação em sua versão revisada pelo autor proponente, quando eventuais ajustes e correções indicados pelos pareceristas forem atendidos, dentro do prazo disponibilizado pela Revista.

ATENÇÃO: Os documentos submetidos em formato Word (doc. ou docx.) na primeira versão para avaliação deverão ser submetidos sem nenhuma identificação do autor no manuscrito.

O título do manuscrito deverá estar centralizado, em caixa alta e em negrito, fonte tamanho 12. O autor deve pular uma linha e, abaixo, deverá constar o título em língua estrangeira, centralizado e em itálico.

Quando o artigo for aprovado para publicação, somente após a sua avaliação, o autor informará seus metadados na página inicial, uma linha após o título em língua estrangeira, conforme o que segue:

1) indicar seu nome com sobrenome final para citação em caixa alta;

1.1) se é aluno/a de Pós-Graduação, deverá indicar o nome do Programa na linha que segue;

2) indicar a instituição à qual é afiliado;

3) indicar e-mail profissional para contato na linha seguinte;

4) indicar, por fim, ORCID com o endereço iniciando com htpps;

Ex.:

João Guimarães ROSA

Programa de Pós-Graduação em Letras

Universidade Federal do Paraná

joaoguimaraesrosa@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-XXXX-XXXX

 

O autor deverá, então, deixar uma linha em branco, e na linha seguinte constará o resumo na língua do artigo, seguido, sem espaços, pelas palavras-chave. O autor pulará nova linha e disponibilizará o resumo e palavras-chave em língua estrangeira, seguindo a mesma formatação. O recúo de 2cm deverá ser usado no texto todo em ambos resumos.

Todos os metadados deverão ser apresentados em espaçamento simples.

Ao enviar seu trabalho para a Revista X, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para publicação.

 

SEÇÕES DA REVISTA:

A Revista X aceita trabalhos para publicação em todas as suas seções, ou seja:

a) artigos científicos/ originais (dentro de áreas específicas como linguística aplicada, ensino-aprendizagem de línguas, português para estrangeiros, ensino de literaturas, ensino de tradução, estudos culturais, etc.);

b) entrevistas (entrevistas realizadas com pesquisadores/as relevantes para as áreas de escopo da Revista); 

c) resenhas críticas (comentários críticos sobre livros, artigos, monografias, teses, com publicação recente, que tenham implicações diretas para o ensino-aprendizagem de línguas, literaturas, ou formação de professores de línguas);

d) artigos de relatos de experiência (descrição e reflexão crítica acerca de experiências de ensino-aprendizagem, sugestão de atividades para uso em sala de aula, com embasamento teórico na área de ensino de línguas ou de literaturas).

 

APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS:

Os trabalhos devem ser submetidos à avaliação exclusivamente pelo portal.

  • Extensão: Os artigos devem ter entre 5.000 e 10.000 palavras. As resenhas não devem exceder 2.000 palavras. 
  • Formatação: Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows.
  • Espaçamento e margens de 1,5 entre as linhas, MARGENS superior e inferior com 2,5cm, margens direita e esquerda com 3cm.
  • Parágrafos do texto - recuo de 1,25 cm, sem espaçamento antes e depois de cada parágrafo.
  • Título centralizado, em caixa alta,  em negrito, com espaçamento simples se contiver mais de uma linha.
  • Título em língua estrangeira centralizado, iniciais maiúsculas, em itálico, logo abaixo do título em português, separado por um espaço simples.
  • Dados do autor, sem espaços, alinhamento à direita: nome com iniciais maiúsculas, sobrenome em caixa alta; logo abaixo, afiliação institucional, iniciais maiúsculas, seguido por e-mail institucional e, por fim, ORCID com endereço iniciando em https (não deixar no formato hiperlink). Dados separados do título por dois espaçamentos simples e da palavra “resumo” também por dois espaçamentos simples. 
  • Resumo em português e em inglês ou espanhol, espaçamento 1,0, com no máximo 200 palavras – a palavra RESUMO deve vir em negrito, maiúsculas, seguida de dois pontos e do texto do resumo.  
  • As palavras-chave (até 4 palavras) devem vir logo em seguida, em espaço 1,0, separadas por ponto e vírgula, antecedidas pela palavra PALAVRAS-CHAVE, em maiúsculas e negrito, seguida por dois pontos. 
  • Fonte e espaçamento do texto - Em seguida, após dois espaços simples, vem o texto em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. 
  • Seções e subseções - Caso haja seções, o título de cada uma deverá vir em maiúsculas, negritado, com alinhamento à esquerda e espaço simples antes e depois dele. Subseções deverão ser em caixa baixa, negritadas. Os títulos das seções e subseções deverão estar separadas do texto por um espaçamento de 12pt. Seções e subseções não receberão numeração. 
  • Notas de rodapé - As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no pé de página, utilizando-se os recursos do Word, letra Times New Roman, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 
  • Citações dentro do texto - Nas citações feitas dentro do texto, de no máximo três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, somente com a inicial em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação (ex.: Silva, 2000). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (Silva, 2000, p. 100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço (Silva, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (Silva; Souza; Santos, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000). 
  • Citações destacadas do texto - As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas (NBR 10520 da ABNT). As citações devem ser separadas dos textos (antes e depois) por 12pt. 
  • Figuras e gráficos devem ter uma boa resolução (nitidez e contraste), caso contrário não serão aceitas. 
  • Agradecimentos - Recomenda-se a inclusão nominal dos indivíduos envolvidos no trabalho que contribuíram para sua realização (e.g., auxílio na coleta de dados, na análise de dados, revisão informal inicial do manuscrito a pedido do autor etc.) ou até mesmo laboratórios, núcleos ou grupos de pesquisa, na seção Agradecimentos, antes da apresentação das Referências; 
  • No final do texto aparecem as REFERÊNCIAS bibliográficas, cujo título vem em negrito e maiúsculas, separado do texto por um espaço 1,5 e nenhum espaço entre o título e a primeira referência. 
  • Referências - As referências bibliográficas e outras devem atender às normas atuais da ABNT (ABNT 10520/2023). Deverão vir com espaçamento simples e separadas por um enter.
  • Anexos - título em maiúsculas e negrito, centralizado, em nova seção com quebra de página. Caso o autor queira submeter uma versão do texto em língua estrangeira, tal versão deverá ser colocada imediatamente após as referências bibliográficas do texto em português, seguindo a mesma formatação da versão em português.  

 

Tipos de Textos aceitos pela Revista:

a) Artigos devem contemplar as temáticas das áreas de escopo da Revista. Os manuscritos devem conter entre 5.000 e 10.000 palavras. Artigos resultantes de estudos de conclusão de curso, de mestrado ou doutorado deverão apresentar esta informação em nota de rodapé. A Revista possui forte política contra plágio e autoplágio. Além do mais, pesquisas que envolvem seres humanos deverão assegurar que todos os procedimentos foram realizados em observância a normas estabelecidas a nível institucional pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os autores deverão declarar que asseguram a privacidade dos sujeitos de sua pesquisa no estudo e que todos os sujeitos consentiram em participar da pesquisa.

b) Entrevistas devem ser feitas com pesquisadores/as relevantes nas áreas de escopo da Revista. A entrevista deve ter de 05 a 10 perguntas, e ter entre 2.000 e 4.000 palavras. O título deve conter o nome do autor (por exemplo, "Entrevista com Antonieta Celani"). O texto deve conter uma breve introdução, apresentando o/a entrevistado/a, falando de sua relevância para a área. Da mesma forma, uma breve introdução ao tema (justificando sua escolha, por exemplo) é necessária. O texto deve seguir as normas da ABNT em relação a citações e referências bibliográficas, embora possa ter um caráter mais informal, como em geral são as entrevistas. Entrevistas não necessitam conter um resumo, como no caso dos artigos, mas devem seguir as mesmas normas dos artigos em relação a palavras-chave.

c) Resenhas devem apresentar comentários críticos sobre livros ou teses com publicação recente, dentro do escopo da Revista. O manuscrito deve apresentar a referência completa do trabalho resenhado, conforme o exemplo abaixo. O nome do autor do texto que está sendo resenhado deve ser separado do  título do trabalho por dois espaços simples, com o sobrenome em caixa alta, seguido da sigla da instituição (na versão finalizada; a submissão inicial não deve conter dados do autor).

Ex:

RESENHA

EAL, T. F.; GOIS, S. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (titulo centralizado)

Adair Vieira GONÇALVES

d) Artigos de relatos de experiência devem promover debates críticos em ensino-aprendizagem com embasamento teórico na área de ensino de línguas ou de literaturas. Os manuscritos devem apresentar primeiramente o TÍTULO do trabalho (centralizado, em caixa alta), seguido do TEXTO conforme formatação descrita para os artigos. Caso o autor queira submeter uma versão do texto em língua estrangeira, tal versão deverá ser colocada imediatamente após as referências bibliográficas do texto em português, seguindo a mesma formatação da versão em português.


Política de uso de imagens: se o artigo contiver fotografias, desenhos, pinturas e/ou gráficos ilustrativos, esses deverão ser inseridos no interior do manuscrito, precedidos pelo título atribuído e sucedidos por indicação da fonte de consulta.

Se for produção artística (pintura, desenho) de terceiros, citar conforme abaixo:

AUTOR. Título (quando não houver título, indicar [sem título], entre colchetes). Data. Especificação do suporte (tela, anteparo, escultura, etc.). Em havendo mais dados, acrescente-os logo em seguida.

Fotografias: quando não forem de propriedade da autoria do manuscrito, citar a fonte de retirada do material, assegurando haver autorização para tanto. Quando forem do próprio acervo, inserir um título acima da fotografia, descrevendo logo abaixo da imagem [acervo pessoal], entre colchetes. Colocar a data do registro. 

Pareceristas: ao final de cada Dossiê, o parecerista receberá um certificado atestando a participação naquele respectivo número. A Revista X, por meio de seus Editores, cumprirá a função de emitir tais certificados, não tendo, contudo, a incumbência de arquivar tais documentos. Portanto. caberá a cada parecerista, no ato do recebimento do certificado, arquivá-lo devidamente. 

Anais do Primeiro Encontro Internacional de Estudos Poloneses

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.