Sobre a Revista

A Revista X é uma publicação semestral do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Criado em 2006, este periódico busca reunir trabalhos inéditos nas áreas de Linguística e Letras, com enfoque principal nas diversas vertentes da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários e Culturais, relacionados às Línguas Estrangeiras/Adicionais do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM) da UFPR, a saber: Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. A Revista publica artigos originais, entrevistas, resenhas críticas e artigos de relato de experiência, resultantes de pesquisas acadêmicas.

A Revista X oferece acesso livre e imediato (Open Access) a todo seu conteúdo e segue as boas práticas de conduta estabelecidas pelo COPE. Não há cobrança de nenhum tipo de taxa para o processamento de submissões ou leitura de publicações.

A Revista está classificada como A3 no Qualis CAPES 2020 (Linguística e Literatura).

Número atual: http://revistas.ufpr.br/revistax/issue/current

Diretrizes para autores e submissão de trabalhos: http://revistas.ufpr.br/revistax/about/submissions#onlineSubmissions

Caso já seja cadastrado na Revista X e queira iniciar uma nova submissão: http://revistas.ufpr.br/revistax/author/submit

If you need assistance in a different language, English and Spanish are available on the menu "Idioma" on the right side of the page.

Fontes de indexação deste periódico: DIADORIM; DOAJ; EZB; ERIHPLUS; Genamics; Diretório Luso Brasileiro; ROAD; Latindex; REDIB; Journal 4 free; LiVre; CAPES; Science Open; World Wide Science; Sumário.Org; Google Scholar; BASE; Dimensions

Anúncios

Convocatoria de artículos - Dossier temático

2025-02-08

Dossier temático

Lingüística aplicada indisciplinar: (des/re)construcción de significados y trayectorias multilocales

Editores

Fernando Zolin-Vesz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Harold Andres Catañeda Peña, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Colômbia

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Thayse Figueira Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Idiomas para contribuciones: Español, Portugués, Inglés

 

Saiba mais sobre Convocatoria de artículos - Dossier temático

Edição Atual

v. 19 n. 3 (2024): Dossiê Atemático - Estudos Linguísticos e Literários
					Visualizar v. 19 n. 3 (2024): Dossiê Atemático - Estudos Linguísticos e Literários
Publicado: 2024-08-09

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.96480
    Renan Kenji Sales Hayashi

Apresentação

  • Apresentação - Dossiê atemático - Estudos literários e estudos linguísticos

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.96498
    Renan Kenji Sales Hayashi
    537-540

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024

  • "Let this winter world reveal what it will in its own time”: on the images of hospitality, reconciliation, communion and thanksgiving in Michael David O'Brien's The Father's Tale

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94302
    Victor Hugo de Oliveira Casemiro Pereira de Amorim, Ribanna Martins de Paula
    541-564
  • Resistance webs: survival and resistance of native american peoples in 'There there' by Tommy Orange

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94369
    Wevelly Thaissa ribeiro Perotes, Ana Lilia Carvalho Rocha, Larissa Fontinelle de Alencar
    565-584
  • The ironies of love: ironical dialogues in Mary Shelley - Biopic (2017)

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94309
    Thânya dos Santos Araujo, Lívia Fernanda Nery da Silva
    585-600
  • “The old irish catholic witch”: victorian anti-catholic and anti-irish discourses in Elizabeth Gaskell’s “The poor Clare”

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94305
    Camila Franco Batista
    601-615
  • Cultura e neocolonialismo em "O velho e o mar", de Ernest Hemingway: uma análise pós-colonial

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94557
    Ferdinando de Oliveira Figueirêdo
    616-634
  • O realismo mágico como estratégia narrativa para ressignificar o passado histórico latino-americano em La mujer habitada, de Gioconda Belli

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94324
    Fernanda de Paula Araújo, Vinícius Marangon, João Pedro Sgarbi Rocha, Luciana Ferrari Montemezzo
    635-659
  • As metamorfoses de Don Juan e a releitura de Camila Sosa Villada

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94303
    Felipe da Silva Mendonça
    660-684
  • Sobre subsolos e túneis: o narrador Juan-Pablo Castel sob a perspectiva da teoria mimética de René Girard

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94496
    Rafael Campos Quevedo, Luma Moraes Costa
    685-703
  • Entre liberdade e maternidade: a representação dos corpos femininos em "A filha única", de Guadalupe Nettel

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94500
    Carolina de Fátima Guimarães, Luciana Borges
    704-722
  • Eros e Thanatos e a representação da memória como construção da identidade em Ana-não, de Agustín Gómez-Arcos

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94390
    Carolina Piovam
    723-737
  • Spleen: uma forma de dizer “melancolia” na poesia de Charles Baudelaire

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94435
    Andressa Cristina de Oliveira, Thaís De Carvalho Eduardo
    738-755
  • "Cento e vinte uma margaridas". Algumas considerações em torno do romance “O mestre e margarida”, sua protagonista e seus protótipos

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94535
    Piotr Kilanowski
    756-778
  • Narrativas de ficção e ensino-aprendizagem de inglês: uma análise interpretativa das experiências além dos cursos formais

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94491
    Silvia Souza Hall, Fernanda Pereira Diniz
    779-806
  • One person one language: uma pesquisa exploratória acerca das crenças de professoras da educação bilíngue de prestígio em Curitiba (PR)

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94689
    Layla Gabriel de Oliveira, Alison Roberto Gonçalves
    807-826
  • Influência translinguística reversa de inglês (LE) sobre português (LM) na sintaxe dos adjetivos

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94472
    Bianca Schmitz Bergmann, Isabella Mozzillo, Paula Fernanda Eick Cardoso
    827-857
  • O léxico neológico como marcador de identidade e de pertencimento em comunidade discursiva gamer pain gaming

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94502
    Raul Chatel Neto, Thiago Soares de Oliveira
    858-877
  • O ensino de inglês para aprendizes idosos no ambiente virtual

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94514
    Cristiane da Silva Uchoa, Denise Cristina Kluge
    878-895
  • Crenças sobre o papel do professor de língua inglesa do ensino superior: detentor do conhecimento ou mediador?

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94523
    Maisa Morelatto, Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert
    896-920
  • Ferramentas digitais para a prática da produção oral em língua inglesa em contexto de ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94532
    Mariana Backes Nunes, Francieli Motter Ludovico, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos
    921-940
  • Percepção fônica não nativa e ensino de línguas: amalgamando fonologia e práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94564
    Reiner Vinicius Perozzo, Felipe Flores Kupske
    941-972
  • English language teacher education in Brazil: using census data to explore the configuration of undergraduate courses

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94531
    Telma Nunes Gimenez, Vander Viana
    973-994
  • Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414
    Aline Silva Gomes, Rebeca Silva Santos
    995-1018
  • Desenvolvimento do pensamento crítico na aprendizagem de espanhol: integrando histórias digitais e temas transversais

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.93688
    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Bruno Bufuman Alecrim
    1019-1037
  • Mediação em Teletandem: a perspectiva dos participantes

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94387
    Vanessa Matiola, Lizandra Caroline Alves, Ana Cristina Biondo Salomão
    1038-1063
  • Análise dos tipos de repouso da mão não-dominante em libras: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94107
    Janaina Dalla Barba Colaço, André Nogueira Xavier
    1064-1088
  • “Que importa quem fala?”: considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94551
    Carolina Fernandes Alves, Vilson José Leffa
    1089-1115

Resenhas

  • As monstras ou as muitas faces femininas de Aoko Matsuda

    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94415
    Joy Nascimento Afonso
    1116-1119
Ver Todas as Edições