As metamorfoses de Don Juan e a releitura de Camila Sosa Villada
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94303Palavras-chave:
Mito literário, Don Juan, Camila Sosa Villada, Literatura argentina contemporânea.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a releitura do mito literário de Don Juan presente no conto “Mulher tela”, de Camila Sosa Villada. Como base teórica, pautamo-nos nas definições de Herrero Cecilia (2006) e Sellier (2020) sobre o mito literário, bem como em estudiosos de Don Juan, a saber: Benítez Reyes (2005), González (2010), Lasaga Medina (2004), Losa (1981), Mezan (1988), Perrone-Moisés (1988), Rousset (1981), Sequeira (2016) e Watt (1997). Destacam-se também as contribuições de Bataille (2021) sobre o erotismo e de Ahmed (2016) sobre a felicidade. Ao final, verificamos que a narrativa da escritora argentina retoma elementos estruturantes do mito literário e, ao mesmo tempo, atualiza para a contemporaneidade a figura do burlador, conservando seu caráter subversivo. Para tanto, concebe uma versão feminina de Don Juan e coloca em cena relacionamentos afetivos não heteronormativos.
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