As metamorfoses de Don Juan e a releitura de Camila Sosa Villada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94303

Palabras clave:

Mito literário, Don Juan, Camila Sosa Villada, Literatura argentina contemporânea.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a releitura do mito literário de Don Juan presente no conto “Mulher tela”, de Camila Sosa Villada. Como base teórica, pautamo-nos nas definições de Herrero Cecilia (2006) e Sellier (2020) sobre o mito literário, bem como em estudiosos de Don Juan, a saber: Benítez Reyes (2005), González (2010), Lasaga Medina (2004), Losa (1981), Mezan (1988), Perrone-Moisés (1988), Rousset (1981), Sequeira (2016) e Watt (1997). Destacam-se também as contribuições de Bataille (2021) sobre o erotismo e de Ahmed (2016) sobre a felicidade. Ao final, verificamos que a narrativa da escritora argentina retoma elementos estruturantes do mito literário e, ao mesmo tempo, atualiza para a contemporaneidade a figura do burlador, conservando seu caráter subversivo. Para tanto, concebe uma versão feminina de Don Juan e coloca em cena relacionamentos afetivos não heteronormativos.

Biografía del autor/a

Felipe da Silva Mendonça, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Assis.

Doutorando em Letras (Literatura e Vida Social) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Assis.

Publicado

2024-08-09

Cómo citar

Mendonça, F. da S. (2024). As metamorfoses de Don Juan e a releitura de Camila Sosa Villada. Revista X, 19(3), 660–684. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94303

Número

Sección

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024