As metamorfoses de Don Juan e a releitura de Camila Sosa Villada
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94303Palabras clave:
Mito literário, Don Juan, Camila Sosa Villada, Literatura argentina contemporânea.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a releitura do mito literário de Don Juan presente no conto “Mulher tela”, de Camila Sosa Villada. Como base teórica, pautamo-nos nas definições de Herrero Cecilia (2006) e Sellier (2020) sobre o mito literário, bem como em estudiosos de Don Juan, a saber: Benítez Reyes (2005), González (2010), Lasaga Medina (2004), Losa (1981), Mezan (1988), Perrone-Moisés (1988), Rousset (1981), Sequeira (2016) e Watt (1997). Destacam-se também as contribuições de Bataille (2021) sobre o erotismo e de Ahmed (2016) sobre a felicidade. Ao final, verificamos que a narrativa da escritora argentina retoma elementos estruturantes do mito literário e, ao mesmo tempo, atualiza para a contemporaneidade a figura do burlador, conservando seu caráter subversivo. Para tanto, concebe uma versão feminina de Don Juan e coloca em cena relacionamentos afetivos não heteronormativos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.