Percepção fônica não nativa e ensino de línguas: amalgamando fonologia e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94564

Palavras-chave:

Percepção fônica não nativa, Ensino de línguas, Fonética e fonologia.

Resumo

Este artigo concentra-se em discutir o ensino de línguas, particularmente de elementos sonoros, sob a égide da percepção fônica não nativa, fundamentando-se na complementaridade entre o expediente fonológico e as práticas pedagógicas que embasam os espaços de aprendizagem. Considerando que fala é determinante para a comunicação efetiva em outras línguas, defendemos que é a partir da percepção fônica que o conhecimento linguístico do aprendiz se estabelece e, consequentemente, seu sistema fonológico. Nessa esteira, focalizamos dois objetivos específicos: (1) abordamos os construtos referentes à Fonologia de Uso (Bybee, 2001, 2010) e à Fonologia Gestual (Albano, 2001, 2020) para ponderar a conexão entre percepção e sistema fonológico e, posteriormente, discorremos sobre o framework comunicativo de Celce-Murcia et al. (2010) a fim de vislumbrarmos como aspectos fônicos podem ser integrados à sala de aula; e (2) fazemos a apreciação de três atividades didáticas que envolvem elementos fônicos, alicerçada sobre a noção de percepção como um construto de ação e fundamentada sobre os preceitos comunicativos endereçados pelo referido modelo. Avaliamos, à guisa de conclusão, que o professor de línguas pode se valer de práticas exitosas para o tratamento dos aspectos fônicos se adotar atividades didáticas que se distanciem de técnicas mecanicistas e cenários descontextualizados.

Biografia do Autor

Reiner Vinicius Perozzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Língua Inglesa no Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS], possui mestrado e doutorado em Letras pela mesma universidade. Atua na área de Fonética e Fonologia, ocupando-se do estudo referente à percepção de sistemas fônicos não nativos, e tem experiência em ensino-aprendizagem de língua inglesa e de língua portuguesa. É membro dos grupos de pesquisa 'Laboratório de Bilinguismo e Cognição' [LABICO, UFRGS]', 'Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira' [NUPFFALE, UFSC] e Laboratório de Ciências da Fala' [LAFALA, UFBA]. Desenvolve pesquisa nas áreas de Psicolinguística, Linguística Aplicada e Teoria e Análise Linguística.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Perozzo, R. V., & Kupske, F. F. (2024). Percepção fônica não nativa e ensino de línguas: amalgamando fonologia e práticas pedagógicas. Revista X, 19(3), 941–972. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94564

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024