Cultura e neocolonialismo em "O velho e o mar", de Ernest Hemingway: uma análise pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94557Palabras clave:
Cultura, Neocolonialismo, Pós-colonialismo, Ernest Hemingway.Resumen
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura pela obra O velho e o mar (1952), Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor que, pela sua narrativa clara, objetiva e baseada em algumas de suas experiências pessoais, é considerado um autor relevante na literatura norte-americana. Apesar de não ser o foco narrativo de sua prosa, é possível identificar aspectos referentes ao imperialismo a partir de quando se aplica a estratégia de releitura pós-colonial no texto literário (Bonnici, 2000), sobretudo na influência do neocolonialismo na formação cultural do Outro enquanto sujeito colonizado. Desse modo, a proposta deste artigo é apresentar O velho e o mar, cuja abordagem se baseia nos Estudos Pós-coloniais, em vista dos aspectos culturais americanos e cubanos que, no decurso narrativo, são frequentemente ilustrados. No referido texto, a existência de elementos alusivos aos Estados Unidos e à Cuba no comportamento e vivência dos personagens são fundamentais para a interpretação dos fatores que, de certa forma, representam uma sociedade híbrida no que se refere à formação de sua identidade cultural. Ilustram-se, assim, imagens de seres humanos determinados pelas ordens neocoloniais, leitura esta que dialoga com a ótica adotada para análise de produções literárias situadas em países afetados pela prática colonial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

