Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414

Palavras-chave:

Atitude, Variação linguística, Língua espanhola, Formação docente.

Resumo

Neste estudo, temos por objetivo principal avaliar as atitudes de estudantes baianos no que tange à diversidade linguística do espanhol e apontar os elementos que podem influenciar (ou não) as suas atitudes durante o processo formativo. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e interpretativista. Para realizá-la, investigamos 6 alunas matriculadas em um Curso de Letras-Espanhol ofertado por uma universidade pública localizada em Salvador/Bahia. As informações analisadas foram coletadas por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, notamos que as participantes do estudo adotaram os seguintes critérios de julgamento das variedades do espanhol: i) pronúncia (aspectos segmentais e suprassegmentais do idioma); ii) facilidade ou dificuldade de apreensão oral; e iii) identificação cultural (acesso a produtos fílmicos e musicais de países hispânicos). Observamos, também, que as estudantes demonstraram atitudes linguísticas tanto positivas quanto negativas fundamentadas em suas crenças. 

Biografia do Autor

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia UNEB), Salvador, Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada e Bacharel em Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, sendo que os dois últimos títulos foram obtidos na UFBA. Atualmente é Professora Adjunto de Língua Espanhola no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Campus I, e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da mesma instituição.

Rebeca Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia

Licencianda em Letras - Língua Espanhola e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus -I). Ex-bolsista de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Gomes, A. S., & Santos, R. S. (2024). Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas. Revista X, 19(3), 995–1018. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024