Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414

Palabras clave:

Atitude, Variação linguística, Língua espanhola, Formação docente.

Resumen

Neste estudo, temos por objetivo principal avaliar as atitudes de estudantes baianos no que tange à diversidade linguística do espanhol e apontar os elementos que podem influenciar (ou não) as suas atitudes durante o processo formativo. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e interpretativista. Para realizá-la, investigamos 6 alunas matriculadas em um Curso de Letras-Espanhol ofertado por uma universidade pública localizada em Salvador/Bahia. As informações analisadas foram coletadas por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, notamos que as participantes do estudo adotaram os seguintes critérios de julgamento das variedades do espanhol: i) pronúncia (aspectos segmentais e suprassegmentais do idioma); ii) facilidade ou dificuldade de apreensão oral; e iii) identificação cultural (acesso a produtos fílmicos e musicais de países hispânicos). Observamos, também, que as estudantes demonstraram atitudes linguísticas tanto positivas quanto negativas fundamentadas em suas crenças. 

Biografía del autor/a

Aline Silva Gomes, Universidade do Estado da Bahia UNEB), Salvador, Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha). Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada e Bacharel em Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, sendo que os dois últimos títulos foram obtidos na UFBA. Atualmente é Professora Adjunto de Língua Espanhola no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, Campus I, e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da mesma instituição.

Rebeca Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia

Licencianda em Letras - Língua Espanhola e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Campus -I). Ex-bolsista de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Publicado

2024-08-09

Cómo citar

Gomes, A. S., & Santos, R. S. (2024). Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas. Revista X, 19(3), 995–1018. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414

Número

Sección

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024