Aprendizagem da língua espanhola e variedades regionais do espanhol: um estudo sobre as atitudes linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94414Palabras clave:
Atitude, Variação linguística, Língua espanhola, Formação docente.Resumen
Neste estudo, temos por objetivo principal avaliar as atitudes de estudantes baianos no que tange à diversidade linguística do espanhol e apontar os elementos que podem influenciar (ou não) as suas atitudes durante o processo formativo. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e interpretativista. Para realizá-la, investigamos 6 alunas matriculadas em um Curso de Letras-Espanhol ofertado por uma universidade pública localizada em Salvador/Bahia. As informações analisadas foram coletadas por meio de questionários e de entrevistas. Como resultado, notamos que as participantes do estudo adotaram os seguintes critérios de julgamento das variedades do espanhol: i) pronúncia (aspectos segmentais e suprassegmentais do idioma); ii) facilidade ou dificuldade de apreensão oral; e iii) identificação cultural (acesso a produtos fílmicos e musicais de países hispânicos). Observamos, também, que as estudantes demonstraram atitudes linguísticas tanto positivas quanto negativas fundamentadas em suas crenças.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

