Desenvolvimento do pensamento crítico na aprendizagem de espanhol: integrando histórias digitais e temas transversais

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas
  • Bruno Bufuman Alecrim Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.93688

Palavras-chave:

Ensino, Língua espanhola, Histórias digitais, Pensamento crítico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar em quais aspectos um produto educacional que integra histórias digitais e temas transversais (racismo e gênero) pode mediar o desenvolvimento do pensamento crítico no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação estratégica. A proposta foi aplicada e avaliada por estudantes do Ensino Médio, do Instituto Federal do Amazonas. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário e rodas de conversa, cuja análise foi realizada com auxílio do método de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam, como principais aspectos, a compreensão das relações de gênero, discriminação social e racial, desenvolvimento da consciência crítica, desenvolvimento da empatia e respeito e estímulo à formação integral.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do grupo de pesquisa sobre Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

Bruno Bufuman Alecrim, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Ensino Tecnológico, pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor de Língua Espanhola, do Instituto Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Weirich da Silva Coelho, I. M., & Bufuman Alecrim, B. (2024). Desenvolvimento do pensamento crítico na aprendizagem de espanhol: integrando histórias digitais e temas transversais. Revista X, 19(3), 1019–1037. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.93688

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024