Desenvolvimento do pensamento crítico na aprendizagem de espanhol: integrando histórias digitais e temas transversais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.93688Palabras clave:
Ensino, Língua espanhola, Histórias digitais, Pensamento crítico.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar em quais aspectos um produto educacional que integra histórias digitais e temas transversais (racismo e gênero) pode mediar o desenvolvimento do pensamento crítico no processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação estratégica. A proposta foi aplicada e avaliada por estudantes do Ensino Médio, do Instituto Federal do Amazonas. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário e rodas de conversa, cuja análise foi realizada com auxílio do método de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam, como principais aspectos, a compreensão das relações de gênero, discriminação social e racial, desenvolvimento da consciência crítica, desenvolvimento da empatia e respeito e estímulo à formação integral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

