O realismo mágico como estratégia narrativa para ressignificar o passado histórico latino-americano em La mujer habitada, de Gioconda Belli

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94324

Palavras-chave:

Realismo mágico, La mujer habitada, Gioconda Belli, Nicarágua, Ditadura.

Resumo

RESUMO: A partir do enquadramento do romance La mujer habitada, de Gioconda Belli, no panorama do realismo mágico tipicamente latino-americano (Iegelski, 2021; Botoso, 2011, Petrov, 2016, entre outros), este trabalho busca responder a duas perguntas: Como o realismo mágico influencia no tratamento do tempo e do espaço e na construção das personagens do romance de Belli? De que forma o realismo mágico contribui para a retomada e a ressignificação do passado histórico reprimido da Nicarágua? As reflexões suscitadas por essas perguntas permitiram, por exemplo, identificar o papel crucial que os recursos do realismo mágico exercem na construção das protagonistas, Itzá e Lavínia, cujos discursos, oriundos dos contextos pré e pós-colonial, são justapostos, na linearidade da narrativa, de forma a estabelecer o nexo que, sonegado pelos processos de colonização e pelo discurso historiográfico hegemônico, existe entre as memórias ancestrais da mulher indígena que vivenciou a chegada dos colonizadores e as experiências da mulher contemporânea no contexto de uma ditadura, estabelecendo forte relação entre o passado histórico da colonização da Nicarágua e sua mais recente ditadura e o universo construído por Belli no país ficcional de Faguas.

Biografia do Autor

Fernanda de Paula Araújo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aluna do Mestrado em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Santa Maria.

Vinícius Marangon, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Letras (2022) e mestrado em Letras (2024), com bolsa CAPES-DS, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFSM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, e pesquisa a partir das intersecções entre Literatura e História, Literatura e Sociologia e Literatura e Filosofia, com interesse particular nos temas: cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão e narrativas (auto)biográficas.

João Pedro Sgarbi Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aluno do Mestrado em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Ferrari Montemezzo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora associada no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde pesquisa os seguintes temas: Literatura Comparada, Tradução Literária e Literatura Espanhola, com especial ênfase na produção dramática de Federico García Lorca.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Araújo, F. de P., Marangon, V., Sgarbi Rocha, J. P., & Ferrari Montemezzo, L. (2024). O realismo mágico como estratégia narrativa para ressignificar o passado histórico latino-americano em La mujer habitada, de Gioconda Belli. Revista X, 19(3), 635–659. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94324

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024