One person one language: uma pesquisa exploratória acerca das crenças de professoras da educação bilíngue de prestígio em Curitiba (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94689

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Crenças, Imaginário Social, Bilinguismo.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as crenças sobre o bilinguismo que compõem o imaginário social do professor da educação bilíngue de elite em Curitiba (PR), a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, realizada  com duas profissionais da educação bilíngue da cidade. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas para gerar os dados e, então, categorias de análise foram definidas. A partir dos resultados, foram discutidas as crenças sobre o que significa ser bilíngue, sobre conceitos de língua e sobre práticas pedagógicas no contexto da educação bilíngue. Entre os principais achados do estudo, nota-se a prevalência de uma visão monolítica do bilinguismo, como dois sistemas monolíngues independentes. Esta visão também influencia sua prática pedagógica, que prioriza a instrução na L2 em imersão, sem o uso da L1. Suas visões de língua estão atreladas à uma compreensão utilitária de língua para a comunicação, ao mesmo tempo que contemplam as dimensões históricas e culturais que compõem a língua que ensinam.

Biografia do Autor

Layla Gabriel de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Graduada em Letras, UFPR. Mestranda em Estudos Literários, UFPR.

Alison Roberto Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Letras Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Gabriel de Oliveira, L., & Gonçalves, A. R. (2024). One person one language: uma pesquisa exploratória acerca das crenças de professoras da educação bilíngue de prestígio em Curitiba (PR). Revista X, 19(3), 807–826. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94689

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024