One person one language: uma pesquisa exploratória acerca das crenças de professoras da educação bilíngue de prestígio em Curitiba (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94689Keywords:
Educação Bilíngue, Crenças, Imaginário Social, Bilinguismo.Abstract
Este estudo teve como objetivo investigar as crenças sobre o bilinguismo que compõem o imaginário social do professor da educação bilíngue de elite em Curitiba (PR), a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, realizada com duas profissionais da educação bilíngue da cidade. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas para gerar os dados e, então, categorias de análise foram definidas. A partir dos resultados, foram discutidas as crenças sobre o que significa ser bilíngue, sobre conceitos de língua e sobre práticas pedagógicas no contexto da educação bilíngue. Entre os principais achados do estudo, nota-se a prevalência de uma visão monolítica do bilinguismo, como dois sistemas monolíngues independentes. Esta visão também influencia sua prática pedagógica, que prioriza a instrução na L2 em imersão, sem o uso da L1. Suas visões de língua estão atreladas à uma compreensão utilitária de língua para a comunicação, ao mesmo tempo que contemplam as dimensões históricas e culturais que compõem a língua que ensinam.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

