“Que importa quem fala?”: considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94551Palavras-chave:
autoria, autoria docente, materiais didáticosResumo
Este trabalho parte da premissa de que a abrangência do termo autoria requer e possibilita estabelecer reflexões que a insiram dentro de um campo de conhecimento específico. Dessa forma, a partir de um levantamento bibliográfico sobre a dispersão do conceito de autoria, bem como de um panorama histórico sobre o desenvolvimento desse conceito, apresentamos algumas reflexões sobre autoria docente enquanto atividade que é desenvolvida pelos professores na prática cotidiana da sua profissão, mais especificamente no que diz respeito à elaboração de materiais didáticos. A principal conclusão é que a autoria docente é caracterizada como uma atividade intencional, processual, recursiva, empoderadora e potencialmente transformadora das práticas de ensino e da própria autopercepção do professor como autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.