“Que importa quem fala?”: considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94551

Palabras clave:

autoria, autoria docente, materiais didáticos

Resumen

Este trabalho parte da premissa de que a abrangência do termo autoria requer e possibilita estabelecer reflexões que a insiram dentro de um campo de conhecimento específico. Dessa forma, a partir de um levantamento bibliográfico sobre a dispersão do conceito de autoria, bem como de um panorama histórico sobre o desenvolvimento desse conceito, apresentamos algumas reflexões sobre autoria docente enquanto atividade que é desenvolvida pelos professores na prática cotidiana da sua profissão, mais especificamente no que diz respeito à elaboração de materiais didáticos. A principal conclusão é que a autoria docente é caracterizada como uma atividade intencional, processual, recursiva, empoderadora e potencialmente transformadora das práticas de ensino e da própria autopercepção do professor como autor.

Biografía del autor/a

Carolina Fernandes Alves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotada no Departamento de Metodologia de Ensino. Supervisora de Estágio do curso de Letras/Espanhol. 

Publicado

2024-08-09

Cómo citar

Alves, C. F., & Leffa, V. J. (2024). “Que importa quem fala?”: considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos. Revista X, 19(3), 1089–1115. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94551

Número

Sección

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024