"Cento e vinte uma margaridas". Algumas considerações em torno do romance “O mestre e margarida”, sua protagonista e seus protótipos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94535

Palavras-chave:

Mikhail Bulgákov, O Mestre e Margarida, Intertextualidade, Literatura e totalitarismo soviético

Resumo

RESUMO: O presente ensaio inicialmente apresenta o romance O Mestre e Margarida de Mikhail Bulgákov desvelando alguns contextos interpretativos, políticos e intertextuais e da construção do romance enquanto resume seu enredo. Na sequência concentra-se na discussão e interpretação da personagem Margarida, concluindo com a exposição do contexto biográfico e dos protótipos da protagonista, principalmente a terceira esposa de Bulgákov, Ielena.

Biografia do Autor

Piotr Kilanowski, Universidade Federal do Paraná

Professor de literatura polonesa e tradução literária no Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas, tradutor de poesia.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Kilanowski, P. (2024). "Cento e vinte uma margaridas". Algumas considerações em torno do romance “O mestre e margarida”, sua protagonista e seus protótipos. Revista X, 19(3), 756–778. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94535

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024