Mediação em Teletandem: a perspectiva dos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94387

Palavras-chave:

Intercâmbio virtual, Telecolaboração, Teletandem, Mediação.

Resumo

Teletandem é um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas que une pares de aprendizes interessados em aprender uma língua na qual seu parceiro é proficiente (Telles; Vassallo, 2006). Após as interações, ocorre uma sessão de mediação, que tem inspirações vygotskyanas, por estar ancorada no princípio do aprendizado que pode ocorrer a partir da mediação de um par mais competente, o mediador (Funo, 2015; Salomão, 2011; Evangelista; Salomão, 2019). Este artigo investiga se os participantes têm consciência dos aspectos educativos do Teletandem e se as mediações cumprem seu propósito pedagógico pela perspectiva deles. A pesquisa, qualitativa (Dörnyei, 2007) e exploratória, tomou como corpus questionários de 2019 a 2021. Os resultados apontam que a mediação é percebida como um auxílio pela maioria dos participantes, que muitas vezes encontram suporte nesse momento. Contudo, há também relatos que apontam a falta de assistência na mediação, o que indica a necessidade de novos estudos.

Biografia do Autor

Vanessa Matiola, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/FCLAr e bolsista do CNPq. Pesquisa o trabalho com línguas estrangeiras e literatura no intercâmbio virtual Teletandem, dentro do que tem sido chamado de “Literatandem”. Realizou doutorado sanduíche na University of Washington (EUA) com apoio da Capes/PrInt. Graduou-se com licenciatura e bacharelado em Letras - português/inglês/italiano e possui mestrado em Estudos Literários pela Unesp/FCLAr.

Lizandra Caroline Alves, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP - Araraquara (FCLAr). Mestra pelo mesmo programa e bolsista CAPES em ambas as ocasiões. Licenciada em Letras Portugês-Inglês e suas respectivas literaturas pela UNESP - Assis (FCLA).

Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem, pela UNESP, e Doutora pela mesma instituição, tendo sido bolsista FAPESP. Suas pesquisas de mestrado e de doutorado fazem parte do projeto temático “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, com enfoque na formação de professores e no componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas em contexto virtual mediado por computador. É docente do departamento de Letras Modernas da FCL - UNESP - Araraquara, na área de língua inglesa, onde atua como coordenadora do Projeto Teletandem. Atualmente é Assessora de Relações Internacionais na Arex-Unesp e coordenadora geral do Programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE-Unesp).

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Matiola, V., Alves, L. C., & Biondo Salomão, A. C. (2024). Mediação em Teletandem: a perspectiva dos participantes. Revista X, 19(3), 1038–1063. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94387

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024