Mediação em Teletandem: a perspectiva dos participantes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94387Palavras-chave:
Intercâmbio virtual, Telecolaboração, Teletandem, Mediação.Resumo
Teletandem é um contexto telecolaborativo de aprendizagem de línguas que une pares de aprendizes interessados em aprender uma língua na qual seu parceiro é proficiente (Telles; Vassallo, 2006). Após as interações, ocorre uma sessão de mediação, que tem inspirações vygotskyanas, por estar ancorada no princípio do aprendizado que pode ocorrer a partir da mediação de um par mais competente, o mediador (Funo, 2015; Salomão, 2011; Evangelista; Salomão, 2019). Este artigo investiga se os participantes têm consciência dos aspectos educativos do Teletandem e se as mediações cumprem seu propósito pedagógico pela perspectiva deles. A pesquisa, qualitativa (Dörnyei, 2007) e exploratória, tomou como corpus questionários de 2019 a 2021. Os resultados apontam que a mediação é percebida como um auxílio pela maioria dos participantes, que muitas vezes encontram suporte nesse momento. Contudo, há também relatos que apontam a falta de assistência na mediação, o que indica a necessidade de novos estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

