Influência translinguística reversa de inglês (LE) sobre português (LM) na sintaxe dos adjetivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94472

Palavras-chave:

Sintagma Nominal, Bilíngues, Sintaxe, Línguas em contato.

Resumo

Este trabalho busca analisar a influência do inglês como língua estrangeira (LE) sobre a ordenação de adjetivos em português como língua materna (LM). Partindo da hipótese de que a ordenação de adjetivos possa ser influenciada pelo conhecimento em LE, este trabalho verificou as diferenças na ordenação, preferências por posições do adjetivo e quantidade de possibilidades de ordenação apresentada por monolíngues e bilíngues. Foram selecionados dois grupos de participantes — monolíngues (português) e bilíngues (português e inglês) —, que responderam a um questionário e a um teste de construção de sintagma nominal com adjetivos. As respostas foram analisadas com base na revisão teórica, observando as diferenças e semelhanças entre as construções dos grupos. Os resultados demonstram diferenças sutis entre as respostas de monolíngues e bilíngues, em alguns casos possibilitando a percepção de uma possível influência de inglês sobre português a partir da preferência dos bilíngues pela posição pré-nominal em construções que seriam agramaticais em português.

Biografia do Autor

Bianca Schmitz Bergmann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas

Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Titular do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Paula Fernanda Eick Cardoso, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Schmitz Bergmann, B., Mozzillo, I., & Eick Cardoso, P. F. (2024). Influência translinguística reversa de inglês (LE) sobre português (LM) na sintaxe dos adjetivos. Revista X, 19(3), 827–857. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94472

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024