POLÍTICA LINGUÍSTICA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS (1999-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73377

Palavras-chave:

Política linguística, Libras, Educação de surdos, Pernambuco.

Resumo

Neste artigo, discutimos as políticas linguísticas educacionais oficiais de Pernambuco voltadas para a Libras, no período de 1999 a 2019, com base em uma amostra de documentos oficiais. Nossa base teórica são as noções de política linguística e domínio escolar (SPOLSKY, 2004, 2009), de mecanismos (SHOHAMY, 2006) e de política linguística como processo (JOHNSON, 2013). O estudo, de natureza documental, segue a metodologia qualitativo-interpretativista. A análise textual se baseia em Koch (2000, 2011). Evidenciamos como os documentos oficiais analisados representam o gerenciamento linguístico exercido por Pernambuco, que aciona diversos mecanismos para fortalecer a Libras no sistema educacional do estado. Tais documentos são formulados em um processo dinâmico e interativo que resulta em textos que refletem diversas vozes sociais. Contudo, a prática ainda está aquém da legislação, cabendo um esforço dos agentes envolvidos com o contexto surdo para que esse amplo acervo documental possa se traduzir na prática.

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Andrade, R. C. O. de, & Dionísio, C. I. B. (2020). POLÍTICA LINGUÍSTICA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS (1999-2019). Revista X, 15(5), 217–242. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73377