POLÍTICA LINGUÍSTICA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS (1999-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73377Keywords:
Política linguística, Libras, Educação de surdos, Pernambuco.Abstract
Neste artigo, discutimos as políticas linguísticas educacionais oficiais de Pernambuco voltadas para a Libras, no período de 1999 a 2019, com base em uma amostra de documentos oficiais. Nossa base teórica são as noções de política linguística e domínio escolar (SPOLSKY, 2004, 2009), de mecanismos (SHOHAMY, 2006) e de política linguística como processo (JOHNSON, 2013). O estudo, de natureza documental, segue a metodologia qualitativo-interpretativista. A análise textual se baseia em Koch (2000, 2011). Evidenciamos como os documentos oficiais analisados representam o gerenciamento linguístico exercido por Pernambuco, que aciona diversos mecanismos para fortalecer a Libras no sistema educacional do estado. Tais documentos são formulados em um processo dinâmico e interativo que resulta em textos que refletem diversas vozes sociais. Contudo, a prática ainda está aquém da legislação, cabendo um esforço dos agentes envolvidos com o contexto surdo para que esse amplo acervo documental possa se traduzir na prática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

