QUANDO POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA SE TRANSFORMAM EM POLÍTICAS LINGUÍSTICAS OFICIAIS: O ESPANHOL NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73305

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Políticas de resistência, Espanhol no Nordeste.

Resumo

As políticas linguísticas são entendidas, de modo geral, como um conjunto de decisões sobre o uso das línguas na esfera social, normalmente impostas pelo Estado através de documentos prescritivos oficiais. Contudo, quando analisamos a história do ensino de línguas no mundo ocidental, percebemos o surgimento de um conjunto de gestos de intervenção linguística (PONTE, 2010), que se contrapõe às macropolíticas instituídas pelas instituições governamentais que, muitas vezes, se fundamentam a partir de um paradigma da exclusão. Estes gestos de intervenção linguística também podem ser chamados de políticas de resistência, e são implementados por instituições periféricas, que não gozam do poder estatal como, por exemplo, as associações de professores e os movimentos estudantis. Com o objetivo de problematizar o processo pelo qual as políticas de resistência se transformam em políticas linguísticas oficiais, fundamentados em autores como Cooper (2000) e Ponte (2010), trataremos, neste artigo, do ensino de espanhol na região Nordeste de Brasil sob a perspectiva das micropolíticas que se opõem à revogação da Lei nacional nº 11.161/2005. As análises mostram que, no caso do espanhol, políticas de resistência vêm se transformando em políticas oficiais, garantindo o ensino desse idioma neolatino nos currículos de escolas estaduais e municipais.

Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Professor Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Costa Junior, J. V. L. da, & Carvalho, T. L. de. (2020). QUANDO POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA SE TRANSFORMAM EM POLÍTICAS LINGUÍSTICAS OFICIAIS: O ESPANHOL NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista X, 15(5), 172–193. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73305