AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM: MAPEANDO GÊNEROS DISCURSIVOS MULTISSEMIÓTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.72778Palavras-chave:
BNCC, Práticas de linguagem, Gêneros do discurso, Multissemiose.Resumo
Este trabalho discute as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino das práticas de linguagem. Para tanto, analisamos o documento elaborado para o ensino médio, no qual mapeamos e discutimos as diretrizes para o ensino de língua portuguesa por meio de gêneros discursivos multissemióticos. Nosso referencial teórico está pautado nos estudos de Bakhtin (1981; 2011), sobre a linguagem como atividade interativa e sobre os gêneros do discurso; de Marcuschi (2008), sobre as práticas de leitura e produção textual; e de Gomes (2017) sobre gêneros discursivos multissemióticos. Concluímos que os gêneros discursivos multissemióticos estão presentes na BNCC atrelados a procedimentos de ensino que focalizam o desenvolvimento de competência, pela mobilização de habilidades, nas quais estão integradas as práticas de leitura, escrita e escuta de textos orais, escritos e multissemióticos e a análise linguística/semiótica. Porém, a efetivação dessas práticas na sala de aula depende de uma formação por parte do professor para lidar com novos conceitos e recursos tecnológicos e da disponibilidade desses recursos aos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.