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DE LÍNGUA ESTRANGEIRA À LÍNGUA FRANCA E OS PARADOXOS IN-BETWEEN: (TENSIONANDO) O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA BNCC

Juliana Silva Santana, Felipe Flores Kupske

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal investigar algumas mudanças na redação para o ensino da língua inglesa entre a segunda (2016) e a terceira versão (2018) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sem negar a importância da língua inglesa no currículo brasileiro e sempre considerando os avanços que a BNCC traz à tona em nosso contexto educacional, este trabalho apresenta uma leitura crítica da BNCC, tensionando não apenas a exclusão de outras línguas estrangeiras, como, também, alguns de seus índices mercadológicos e paradigmas em torno da fundamentação teórica e do currículo propostos para o inglês como língua franca (ILF).



Palavras-chave


Ensino de Língua Inglesa; BNCC; Inglês como Língua Franca.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73397