Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 15 No. 5 (2020): Dossiê Temático - Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido
Vol. 15 No. 5 (2020): Dossiê Temático - Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5
Published:
2020-11-02
Expediente
Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido
Equipe Editorial
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77657
Apresentação
Políticas linguísticas oficiais e oficiosas: da BNCC ao Escola sem Partido
Juliana Zeggio Martinez, Ana Paula Marques Beato-Canato, Alessandra Coutinho Fernandes
01-08
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77658
Entrevistas
FAZ SENTIDO UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
Mônica Ribeiro da Silva, Juliana Zeggio Martinez, Alessandra Coutinho Fernandes, Ana Paula Marques Beato-Canato
09-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77308
NO AMPLO CONTEXTO DA POLÍTICA DE ESTADO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A BNCC SOB OS HOLOFOTES
Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, Alessandra Coutinho Fernandes, Ana Paula Marques Beato-Canato, Juliana Zeggio Martinez
18-45
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77310
Artigos Especiais
DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE: DA BNCC AO ESCOLA SEM PARTIDO
Ana Paula Marques Beato-Canato, Juliana Zeggio Martinez, Alessandra Coutinho Fernandes
46-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.77461
IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA BNCC
Alexandra Nunes Santana
74-100
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73228
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA LÍNGUAS ADICIONAIS NA BNCC: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcela Dezotti Cândido, Camila de Souza Santos, Silvana Maria Mamani
101-122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73433
AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM: MAPEANDO GÊNEROS DISCURSIVOS MULTISSEMIÓTICOS
Claudemir Sousa
123-145
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.72778
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA À LÍNGUA FRANCA E OS PARADOXOS IN-BETWEEN: (TENSIONANDO) O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DA BNCC
Juliana Silva Santana, Felipe Flores Kupske
146-171
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73397
QUANDO POLÍTICAS DE RESISTÊNCIA SE TRANSFORMAM EM POLÍTICAS LINGUÍSTICAS OFICIAIS: O ESPANHOL NO NORDESTE BRASILEIRO
José Veranildo Lopes da Costa Junior, Tatiana Lourenço de Carvalho
172-193
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73305
SILÊNCIO E RESISTÊNCIA: AS LÍNGUAS NA ESCOLA EM CONTEXTOS DE PERMANENTES RETROCESSOS
Marcella dos Santos Abreu
194-216
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73414
POLÍTICA LINGUÍSTICA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO EM LIBRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS (1999-2019)
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade, Cynthia Israelly Barbalho Dionísio
217-242
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73377
A INSERÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SILENCIAMENTO INOCENTE OU OMISSÃO PROPOSITAL?
Juliana Reichert Assunção Tonelli, Paula Aparecida Avila
243-266
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73340
O TRABALHO COM PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA MATERNA
Ana Paula da Silva, Ana Lúcia de Campos Almeida
267-287
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73025
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UNICAMP: INTERNACIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM FOCO
Bruna Elisa Frazatto
288-310
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73034
A REDAÇÃO DO ENEM ENTRE AS POLÍTICAS OFICIAIS E OFICIOSAS: O LUGAR DOS DIREITOS HUMANOS
Jaqueline Gomes dos Santos Teles
311-337
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73529
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS TRILHAS NEOLIBERAIS
Daniele de Oliveira Moreira Barbosa, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
338-362
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73417
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS ADICIONAIS
David José de Andrade Silva
363-387
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73402
A LINGUAGEM DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: IDEOLOGIA, DOUTRINAÇÃO E NEUTRALIDADE
Verônica Ventorini Ferreira, Berenice Corsetti
388-409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73263
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Free cookie consent management tool by
TermsFeed