A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS TRILHAS NEOLIBERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73417Palavras-chave:
Neoliberalismo, Notório saber, Itinerários formativos.Resumo
Neste trabalho, temos por objetivo analisar algumas regulamentações estabelecidas na Reforma do Ensino Médio que foi inicialmente proposta pela Medida Provisória (MP) nº 746 (BRASIL, 2016a), posteriormente regulamentada pela Lei nº 13.415 (BRASIL, 2017) e sancionada, na época, pelo então presidente Michel Temer. Há proposições que alteram a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394 (BRASIL, 1996), tais como a inserção dos itinerários formativos e questões relativas ao notório saber. A metodologia de pesquisa utilizada é de revisão bibliográfica e de análise documental. À luz de teóricos que discutem o contexto neoliberal (LUDWIG, 2000; NASCIMENTO, 2018), a formação docente (MONTE MÓR, 2015; SZUNDY, 2019, TARDIF, 2014) e a educação linguística (RAJAGOPALAN, 2003; SOUZA, 2019) problematizamos a Reforma do Ensino Médio e seus impactos nos anos finais da educação básica.
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