A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS TRILHAS NEOLIBERAIS

Autores/as

  • Daniele de Oliveira Moreira Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73417

Palabras clave:

Neoliberalismo, Notório saber, Itinerários formativos.

Resumen

Neste trabalho, temos por objetivo analisar algumas regulamentações estabelecidas na Reforma do Ensino Médio que foi inicialmente proposta pela Medida Provisória (MP) nº 746 (BRASIL, 2016a), posteriormente regulamentada pela Lei nº 13.415 (BRASIL, 2017) e sancionada, na época, pelo então presidente Michel Temer. Há proposições que alteram a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394 (BRASIL, 1996), tais como a inserção dos itinerários formativos e questões relativas ao notório saber. A metodologia de pesquisa utilizada é de revisão bibliográfica e de análise documental. À luz de teóricos que discutem o contexto neoliberal (LUDWIG, 2000; NASCIMENTO, 2018), a formação docente (MONTE MÓR, 2015; SZUNDY, 2019, TARDIF, 2014) e a educação linguística (RAJAGOPALAN, 2003; SOUZA, 2019) problematizamos a Reforma do Ensino Médio e seus impactos nos anos finais da educação básica.

Publicado

2020-11-02

Cómo citar

Barbosa, D. de O. M., & Kanashiro, D. S. K. (2020). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NAS TRILHAS NEOLIBERAIS. Revista X, 15(5), 338–362. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73417