IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73228

Palavras-chave:

BNCC, Ideologias Linguísticas, Políticas Linguísticas, Língua Portuguesa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve análise da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais especificamente, o foco recai sobre a disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de observar que/quais ideologia(s) linguística(s) para o ensino da língua portuguesa está(ão) sendo imposta(s), já que a BNCC “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica” (BRASIL, 2017, p. 7), para ser (em) trabalhada(s) em sala de aula. Para isso, visitamos alguns estudiosos, como Bagno (2007, 2011, 2013, 2014), Woolard (1998), Moita Lopes (2013), Cavalcanti (2007, 2013), Eagleton (2011), César e Cavalcanti (2007) e Milroy (2011) para a reflexão sobre ideologias linguísticas. Em relação à linguagem, baseamo-nos, principalmente, nas postulações do Círculo de Bakhtin. Diante disso, percebemos a necessidade de o/a professor/a estar atento/a à concepção de língua adotada pela BNCC e de como se dará o ensino-aprendizado da língua portuguesa nas salas de aulas do país.

Biografia do Autor

Alexandra Nunes Santana, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Atualmente é professora de português da Secretaria de Estado da Educação Paraná e professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, escrita, ensino médio, prática de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Santana, A. N. (2020). IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS: UMA BREVE ANÁLISE DA BNCC. Revista X, 15(5), 74–100. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73228