O TRABALHO COM PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73025Palavras-chave:
Ensino, Língua materna, Práticas sociais, Projetos de letramento.Resumo
Considerando a importância dos estudos da linguagem e da formação de professores de língua materna para atuação nas escolas públicas na atual conjuntura da educação brasileira, este trabalho objetiva apresentar proposta de ensino de língua portuguesa por meio de projetos de letramento (TINOCO, 2008). Sob as concepções dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014; HAMILTON, 2000), da conscientização crítica da linguagem (FAIRCLOUGH, 1989, 1996; RAJAGOPALAN, 2003) e de uma educação libertadora (FREIRE, 1999, 2018), tal proposta considera a relação entre os letramentos vernaculares e o letramento escolar para desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem compatível com as práticas sociais mobilizadas pela escrita e leitura, assim como para a formação de cidadãos críticos que participem da construção de uma sociedade mais justa, como se apresenta na Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). A educação escolar deve, nesse sentido, considerar e promover a ampliação do conhecimento, garantindo ao aluno espaços educacionais em que possa posicionar-se diante de valores estabelecidos e buscar as transformações sociais necessárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

