POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS ADICIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73402

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Médio Integrado, Política Linguística.

Resumo

A política linguística é um dos temas de interesse de pesquisa da Linguística Aplicada e, em várias situações, está inserida na política educacional. Assim, é necessário acompanhar e discutir criticamente os efeitos das decisões governamentais, no que se refere à questão das línguas, sobre os diversos níveis e modalidades da educação brasileira. Nesse sentido, o presente trabalho visa investigar os efeitos das legislações concernentes às línguas adicionais para a Educação Profissional e Tecnológica, em especial para o Ensino Médio Integrado, cuja característica principal é atender os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Este trabalho, portanto, centra-se na análise e discussão de políticas linguísticas e educacionais oficiais. Para a realização desta proposta, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e a fundamentação teórica embasou-se nos trabalhos de pesquisadores da Linguística Aplicada e da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados demonstram que o Ensino Médio Integrado não possui uma política linguística legalmente consistente e, portanto, o planejamento curricular é enfraquecido.

Biografia do Autor

David José de Andrade Silva, Instituto Federal do Paraná/ Campus Jacarezinho

Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor do Instituto Federal do Paraná/ Campus Jacarezinho

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Silva, D. J. de A. (2020). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A SITUAÇÃO DAS LÍNGUAS ADICIONAIS. Revista X, 15(5), 363–387. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73402