Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 34 (2009)
v. 25 n. 34 (2009)
Dossiê - A linguagem na produção do ensino universitário: estudos com foco nas disciplinas
Publicado:
2009-08-31
Editorial
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia, Odisséa Boaventura de Oliveira, Maria José P. M. de Almeida
p. 9-16
PDF
DOI
Dossiê Temático
COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Tereza Oliviera, Ana Freire, Carolina Carvalho, Mario Azevedo, Sofia Freire, Mónica Baptista
p. 19-33
PDF
DOI
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA – VOZES EM COMPOSIÇÃO E DISPUTA NA CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE
Roseli Aparecida Cação Fontana, Cláudio Borges da Silva
p. 35-52
PDF
DOI
RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO E FORMA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOCIÊNCIAS: IMAGINÁRIO DE FUTUROS PROFESSORES NUMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA
Henrique César da Silva, Pedro Wagner Gonçalves, Denise de la Corte Bacci, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
p. 53-73
PDF
DOI
AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE: VISÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA
Pedro da Cunha Pinto Neto, Salete Linhares Queiroz, Dulcimeire Ap. Volante Zanon
p. 75-94
PDF
DOI
A DIVERSIDADE DE INTERPRETAÇÕES COMO FATOR CONSTITUINTE DA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURA E OBSERVAÇÃO
Maria José P. M. de Almeida, Roberto Nardi, Fernanda Cátia Bozelli
p. 95-109
PDF
DOI
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Odisséa Boaventura de Oliveira
p. 111-126
PDF
DOI
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO CTS
Suzani Cassiani, Irlan Von Linsingen
p. 127-147
PDF
DOI
MEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvania Sousa do Nascimento
p. 149-166
PDF
DOI
Demanda Contínua
PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA
Roberto Valdés Puentes, Orlando Fernández Aquino, Armindo Quillici Neto
p. 169-184
PDF
DOI
A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES AMBIENTAIS E A UNIVERSIDADE:TRAJETÓRIAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Angélica Gois Müller Morales
p. 185-199
PDF
DOI
LIÇÕES DE IDENTIDADE PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE SÉRIES INICIAIS
Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
p. 201-213
PDF
DOI
LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
p. 215-230
PDF
DOI
SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL
Raquel Alvarenga Sena Venera
p. 231-240
PDF
DOI
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REALIDADE ALMEJADA
Adriana Gentilin Cavalaro, Verônica Regina Muller
p. 241-250
PDF
DOI
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS
Alessandro Frederico da Silveira, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Morgana Farias Freire
p. 251-262
PDF
DOI
COMENIUS, JUAN AMÓS. PAMPEDIA (EDUCACIÓN UNIVERSAL). TRADUCCIÓN DE: FEDERICO GÓMEZ R. DE CASTRO. MADRID:UNED, 1992. 339 P.
Gladys Mary Teive Auras
p. 265-268
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DO 1.° ANO
Catarina de Souza Moro
p. 271-271
PDF
DOI
A MÚSICA QUE SOA NA ESCOLA: ESTUDO ETNOGRÁFICO NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme Romanelli
p. 272-272
PDF
DOI
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Verônica Branco
p. 273-273
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão