ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS

Autores

  • Alessandro Frederico da Silveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Raquel Pereira de Ataíde UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Morgana Farias Freire UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Específicos de Educação

Resumo

Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte.

 

Biografia do Autor

Alessandro Frederico da Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Docente do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba

Ana Raquel Pereira de Ataíde, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Docente do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba

Morgana Farias Freire, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professora lotada no Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente leciona no curso de licenciatura plena em Física.

Downloads

Como Citar

Silveira, A. F. da, Ataíde, A. R. P. de, & Freire, M. F. (2009). ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS. Educar Em Revista, 25(34), p. 251–262. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492

Edição

Seção

Demanda Contínua