Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 34 (2009)
v. 25 n. 34 (2009)
Dossiê - A linguagem na produção do ensino universitário: estudos com foco nas disciplinas
Publicado:
2009-08-31
Editorial
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia, Odisséa Boaventura de Oliveira, Maria José P. M. de Almeida
p. 9-16
PDF
DOI
Dossiê Temático
COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Tereza Oliviera, Ana Freire, Carolina Carvalho, Mario Azevedo, Sofia Freire, Mónica Baptista
p. 19-33
PDF
DOI
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA – VOZES EM COMPOSIÇÃO E DISPUTA NA CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE
Roseli Aparecida Cação Fontana, Cláudio Borges da Silva
p. 35-52
PDF
DOI
RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO E FORMA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOCIÊNCIAS: IMAGINÁRIO DE FUTUROS PROFESSORES NUMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA
Henrique César da Silva, Pedro Wagner Gonçalves, Denise de la Corte Bacci, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
p. 53-73
PDF
DOI
AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE: VISÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA
Pedro da Cunha Pinto Neto, Salete Linhares Queiroz, Dulcimeire Ap. Volante Zanon
p. 75-94
PDF
DOI
A DIVERSIDADE DE INTERPRETAÇÕES COMO FATOR CONSTITUINTE DA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURA E OBSERVAÇÃO
Maria José P. M. de Almeida, Roberto Nardi, Fernanda Cátia Bozelli
p. 95-109
PDF
DOI
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Odisséa Boaventura de Oliveira
p. 111-126
PDF
DOI
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO CTS
Suzani Cassiani, Irlan Von Linsingen
p. 127-147
PDF
DOI
MEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvania Sousa do Nascimento
p. 149-166
PDF
DOI
Demanda Contínua
PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA
Roberto Valdés Puentes, Orlando Fernández Aquino, Armindo Quillici Neto
p. 169-184
PDF
DOI
A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES AMBIENTAIS E A UNIVERSIDADE:TRAJETÓRIAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Angélica Gois Müller Morales
p. 185-199
PDF
DOI
LIÇÕES DE IDENTIDADE PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE SÉRIES INICIAIS
Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
p. 201-213
PDF
DOI
LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
p. 215-230
PDF
DOI
SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL
Raquel Alvarenga Sena Venera
p. 231-240
PDF
DOI
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REALIDADE ALMEJADA
Adriana Gentilin Cavalaro, Verônica Regina Muller
p. 241-250
PDF
DOI
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS
Alessandro Frederico da Silveira, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Morgana Farias Freire
p. 251-262
PDF
DOI
COMENIUS, JUAN AMÓS. PAMPEDIA (EDUCACIÓN UNIVERSAL). TRADUCCIÓN DE: FEDERICO GÓMEZ R. DE CASTRO. MADRID:UNED, 1992. 339 P.
Gladys Mary Teive Auras
p. 265-268
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DO 1.° ANO
Catarina de Souza Moro
p. 271-271
PDF
DOI
A MÚSICA QUE SOA NA ESCOLA: ESTUDO ETNOGRÁFICO NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme Romanelli
p. 272-272
PDF
DOI
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Verônica Branco
p. 273-273
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão