SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Educação, cidadania, Estado.

Resumo

Esse trabalho versa sobre o sentido da educação cidadã, assumido nos documentos oficiais e entre os educadores, desde os eventos que permearam a abertura política no Brasil. Através de uma breve arqueologia/genealogia se propõe destacar a intimidade entre o Estado e a ciência pedagógica. Em diferentes tempos e espaços históricos, com personagens e contextos diversos, a cidadania, ou o ato dos sujeitos se posicionarem no social, tem sido objetivo a ser atingido no espaço escolar. Seja no Brasil do início do século XX, com os profissionais da Escola Nova, ou, no final do mesmo século com a evocação do nome Darcy Ribeiro para a construção da LDB, os sentidos da educação cidadã perpassam a utopia de Comenius ou a crença pedagógica de Rousseau.

Palavras-chave: Educação, cidadania; Estado

Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em História Cultural (UFSC), doutora em Educação (Unicamp), professora do Curso de História da Universidade do Vale do Itajaí, SC – Univali

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Como Citar

Venera, R. A. S. (2009). SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. Educar Em Revista, 25(34), p. 231–240. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8310

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