SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade do Vale do Itajaí

Palabras clave:

Educação, cidadania, Estado.

Resumen

Esse trabalho versa sobre o sentido da educação cidadã, assumido nos documentos oficiais e entre os educadores, desde os eventos que permearam a abertura política no Brasil. Através de uma breve arqueologia/genealogia se propõe destacar a intimidade entre o Estado e a ciência pedagógica. Em diferentes tempos e espaços históricos, com personagens e contextos diversos, a cidadania, ou o ato dos sujeitos se posicionarem no social, tem sido objetivo a ser atingido no espaço escolar. Seja no Brasil do início do século XX, com os profissionais da Escola Nova, ou, no final do mesmo século com a evocação do nome Darcy Ribeiro para a construção da LDB, os sentidos da educação cidadã perpassam a utopia de Comenius ou a crença pedagógica de Rousseau.

Palavras-chave: Educação, cidadania; Estado

Biografía del autor/a

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em História Cultural (UFSC), doutora em Educação (Unicamp), professora do Curso de História da Universidade do Vale do Itajaí, SC – Univali

Cómo citar

Venera, R. A. S. (2009). SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. Educar Em Revista, 25(34), p. 231–240. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8310

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