RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO E FORMA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOCIÊNCIAS: IMAGINÁRIO DE FUTUROS PROFESSORES NUMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA

Autores

  • Henrique César da Silva UNICAMP
  • Pedro Wagner Gonçalves UNICAMP
  • Denise de la Corte Bacci USP
  • Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha UNICAMP

Resumo

Pesquisas e reflexões sobre ensino, história e epistemologia das Ciências da Terra têm sido desenvolvidas, em grande parte, intimamente associadas às práticas docentes dos professores/pesquisadores universitários. Nessa mesma perspectiva, buscamos neste trabalho compreender relações que os estudantes de licenciatura em Geografia estabelecem entre o conteúdo/forma trabalhado numa disciplina universitária e o conteúdo/forma profissional, ou seja, pensado na relação com a escola básica, com o tornar-se professor. As respostas dos estudantes a uma questão por nós formulada indicou como eles representaram uma das atividades desenvolvidas na disciplina na relação com seu imaginário sobre ser professor da educação básica. As análises mostraram também que essas significações se produzem de maneiras muito diferentes entre os estudantes, fazendo intervir no imaginário a partir do qual essas significações se produzem, aspectos da memória escolar de alguns estudantes e da maneira como representam o conhecimento escolar e as práticas de ensino na disciplina Geografia da educação básica. As análises mostraram que a atividade não é transparente quanto ao que seja o “conteúdo” de ensino da atividade, posto que essas significações são o trabalho de diferentes memórias discursivas, implicado em diferentes posições-aluno. Este estudo aponta para a importância de considerar e para a possibilidade de trabalhar com os imaginários dos futuros professores sobre ensino na relação que estabelecem com os conteúdos/formas em suas disciplinas científicas universitárias.Palavras-chave: imaginário; discurso; memória; formação de professores; Ciências da Terra 

Biografia do Autor

Henrique César da Silva, UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências – Unicamp

Pedro Wagner Gonçalves, UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências – Unicamp

Denise de la Corte Bacci, USP

 Professora Doutora do Instituto de Geociências da USP

Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha, UNICAMP

Professor Doutor (aposentado) do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino. Instituto de Geociências da Unicamp

Downloads

Como Citar

Silva, H. C. da, Gonçalves, P. W., Bacci, D. de la C., & Cunha, C. A. L. da S. (2009). RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO E FORMA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOCIÊNCIAS: IMAGINÁRIO DE FUTUROS PROFESSORES NUMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA. Educar Em Revista, 25(34), p. 53–73. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16512

Edição

Seção

Dossiê Temático