Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 25 Núm. 34 (2009)
Vol. 25 Núm. 34 (2009)
Dossiê - A linguagem na produção do ensino universitário: estudos com foco nas disciplinas
Publicado:
2009-08-31
Editorial
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia, Odisséa Boaventura de Oliveira, Maria José P. M. de Almeida
p. 9-16
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Dossiê Temático
COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Tereza Oliviera, Ana Freire, Carolina Carvalho, Mario Azevedo, Sofia Freire, Mónica Baptista
p. 19-33
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA – VOZES EM COMPOSIÇÃO E DISPUTA NA CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE
Roseli Aparecida Cação Fontana, Cláudio Borges da Silva
p. 35-52
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO E FORMA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOCIÊNCIAS: IMAGINÁRIO DE FUTUROS PROFESSORES NUMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA
Henrique César da Silva, Pedro Wagner Gonçalves, Denise de la Corte Bacci, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
p. 53-73
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE: VISÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA
Pedro da Cunha Pinto Neto, Salete Linhares Queiroz, Dulcimeire Ap. Volante Zanon
p. 75-94
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A DIVERSIDADE DE INTERPRETAÇÕES COMO FATOR CONSTITUINTE DA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURA E OBSERVAÇÃO
Maria José P. M. de Almeida, Roberto Nardi, Fernanda Cátia Bozelli
p. 95-109
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Odisséa Boaventura de Oliveira
p. 111-126
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO CTS
Suzani Cassiani, Irlan Von Linsingen
p. 127-147
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
MEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvania Sousa do Nascimento
p. 149-166
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Demanda Contínua
PROFESIONALIZACIÓN DE LOS PROFESORES: CONOCIMIENTOS, SABERES Y COMPETENCIAS NECESARIAS A LA DOCENCIA
Roberto Valdés Puentes, Orlando Fernández Aquino, Armindo Quillici Neto
p. 169-184
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EDUCADORES AMBIENTAIS E A UNIVERSIDADE:TRAJETÓRIAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Angélica Gois Müller Morales
p. 185-199
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
LIÇÕES DE IDENTIDADE PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE SÉRIES INICIAIS
Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
p. 201-213
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Geiva Carolina Calsa, Edson Carlos Romualdo
p. 215-230
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
SENTIDOS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL
Raquel Alvarenga Sena Venera
p. 231-240
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REALIDADE ALMEJADA
Adriana Gentilin Cavalaro, Verônica Regina Muller
p. 241-250
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS
Alessandro Frederico da Silveira, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Morgana Farias Freire
p. 251-262
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
COMENIUS, JUAN AMÓS. PAMPEDIA (EDUCACIÓN UNIVERSAL). TRADUCCIÓN DE: FEDERICO GÓMEZ R. DE CASTRO. MADRID:UNED, 1992. 339 P.
Gladys Mary Teive Auras
p. 265-268
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Resumos de Teses e/ou Dissertações
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DO 1.° ANO
Catarina de Souza Moro
p. 271-271
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A MÚSICA QUE SOA NA ESCOLA: ESTUDO ETNOGRÁFICO NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme Romanelli
p. 272-272
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Verônica Branco
p. 273-273
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo