O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA – VOZES EM COMPOSIÇÃO E DISPUTA NA CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE

Autores

  • Roseli Aparecida Cação Fontana UNICAMP
  • Cláudio Borges da Silva UNICAMP

Resumo

 Neste texto, a partir das elaborações teóricas e conceituais de Bakhtin e de Thompson, com relação às noções de dialogia e de experiência, focalizamos a produção textual de um estudante no contexto da disciplina Prática de Ensino de História. Nela buscamos apreender e interpretar indicadores dos processos de apropriação e de elaboração dos conhecimentos científico-profissionais relativos à docência e à escola na formação inicial do professor. O exercício analítico do material empírico escolhido deu visibilidade às vozes sociais dos interlocutores imediatos e não imediatos do estudante, e aos efeitos da mediação dessas vozes sobre suas elaborações, no desafio de conferir inteligibilidade às condições e contradições da experiência por ele vivida na escola.Palavras-chave: experiência; dialogia; significação; formação de professores. 

Biografia do Autor

Roseli Aparecida Cação Fontana, UNICAMP

Professora Doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da FE/UNICAMP e pesquisadora do Grupo AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial – FE/UNICAMP.

Cláudio Borges da Silva, UNICAMP

Doutor em Educação, Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Campinas e pesquisador do Grupo AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial - FE/UNICAMP

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Como Citar

Fontana, R. A. C., & Silva, C. B. da. (2009). O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA – VOZES EM COMPOSIÇÃO E DISPUTA NA CONSTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA PROFISSIONALIDADE. Educar Em Revista, 25(34), p. 35–52. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16511

Edição

Seção

Dossiê Temático