A DIVERSIDADE DE INTERPRETAÇÕES COMO FATOR CONSTITUINTE DA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURA E OBSERVAÇÃO

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida UNICAMP
  • Roberto Nardi UNESP
  • Fernanda Cátia Bozelli UNESP

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.

Palavras-chave: leitura; observação; interpretação; formação inicial; análise do discurso.

Biografia do Autor

Maria José P. M. de Almeida, UNICAMP

Prof. Tit. do Dep. de Ens. e Prát. Cult. e coord. do grupo de est. e pesq. em Ciência e Ens.– gepCE, Faculdade de Educação -UNICAMP

Roberto Nardi, UNESP

 Prof. Adj., livre docente do Dep. de Educação e coord. do grupo de Pesq. em Ens. de Ciências, Fac.de Ciências, UNESP. Bauru-SP

Fernanda Cátia Bozelli, UNESP

Doutoranda do Prog. de Pós-Grad. em Educ. para a Ciência, Fac. de Ciências, UNESP. Bauru-SP

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Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, Nardi, R., & Bozelli, F. C. (2009). A DIVERSIDADE DE INTERPRETAÇÕES COMO FATOR CONSTITUINTE DA FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURA E OBSERVAÇÃO. Educar Em Revista, 25(34), p. 95–109. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16514

Edição

Seção

Dossiê Temático