REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Odisséa Boaventura de Oliveira UFPR

Resumo

O presente estudo busca nos textos produzidos por licenciandos ao analisarem aulas ministradas por eles a manifestação de subjetividades, singularidades e identidades ao se verem no papel de professor. Toma-se como fundamentação as noções de processos identitários e gêneros textuais. Observa-se que alguns licenciandos destacam as falhas cometidas na condução de suas aulas procurando justificá-las. Outros licenciandos destacam o papel satisfatório de suas práticas se identificando à profissão. Discute-se ainda sobre a contribuição da escrita de gêneros diferenciados na formação docente.Palavras-chave: processo identitário; subjetividade; formação de professor; gênero textual.

Biografia do Autor

Odisséa Boaventura de Oliveira, UFPR

Programa de Pós-graduação em educação – UFPR.

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Como Citar

Oliveira, O. B. de. (2009). REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Educar Em Revista, 25(34), p. 111–126. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16515

Edição

Seção

Dossiê Temático