LIÇÕES DE IDENTIDADE PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Letícia Fonseca Richthofen de Freitas UFRGS/NECCSO

Palavras-chave:

Pedagogias Culturais. Pedagogia do Gauchismo. Livro Didático

Resumo

É indubitável o papel que os livros didáticos ocupam nas salas de aula de todo o país, mesmo com o crescente avanço das novas tecnologias. Mais do que um recurso largamente utilizado por professoras e professores em suas práticas educativas, os livros didáticos são artefatos culturais que produzem saberes. Neles estão presentes e circulam as mais diversas pedagogias culturais, as quais ensinam lições que vão muito além dos conteúdos curriculares, convidando alunos e alunas a ocuparem determinadas posições de sujeito. A partir de tais considerações, o presente trabalho se dedica à análise das pedagogias culturais presentes e atuantes nos livros didáticos, mais especificamente, a análise está centrada na assim chamada pedagogia do gauchismo, termo cunhado para designar as diversas formas como as pessoas aprendem a ser gaúchas, em diversas instâncias sociais e culturais. O estudo compara de que maneira a pedagogia do gauchismo está presente em livros de História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no período que vai de 1960 a 2005, suas recorrências e rupturas. As análises apontam para uma predominância de uma determinada forma de se entender a identidade gaúcha, relacionando-a, sobretudo, à figura emblemática e mítica do gaúcho. Esta representação predominante constitui uma forte pedagogia cultural, produtora de saberes, a qual ensina uma maneira de ser gaúcho, convidando alunos e alunas a ocuparem posições de sujeito e a se constituírem identitariamente a partir de tal pedagogia.Palavras-chave: Pedagogias culturais; Pedagogia do gauchismo; livro didático.

 

Biografia do Autor

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas, UFRGS/NECCSO

Pesquisadora de Pós-Doutorado vinculada ao Núcleo de Estudos Sobre Currículo Cultura e Sociedade/NECCSO do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Como Citar

Freitas, L. F. R. de. (2009). LIÇÕES DE IDENTIDADE PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE SÉRIES INICIAIS. Educar Em Revista, 25(34), p. 201–213. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12050

Edição

Seção

Demanda Contínua