v. 9 n. 2 (2020): jul./dez.

					Visualizar v. 9 n. 2 (2020): jul./dez.
Publicado: 2020-09-19

Edição completa

Expediente

  • Expediente v.9, n.2 2020

    Comitê Editorial AtoZ
    I-III
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.78700

Editorial

  • Práticas informacionais interdisciplinares no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19)

    Paula Carina de Araújo, Raimunda Hermelinda Maia Macena, Maria do Carmo Duarte Freitas, Helza Ricarte Lanz
    IV-V
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.78702

Artigos

  • Gestão municipal: transparência dos portais eletrônicos como promotores do accountability

    Vania Luiza Pagliari Cruz, Nilton Cesar Lima, Christian Luiz da Silva
    1 - 13
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.73180
  • Violência juvenil: fatores sociais associados à agressão física efetuada por adulto da família

    Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo, Raimunda Hermelinda Maia Macena, Rosa Maria Salani Mota
    14 - 23
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.73480
  • Classifying vocabulary in Google Sheets to improve word recognition and reading comprehension in EFL learners: an action research study

    Gabriela Katherine Almache Granda, Maria Rossana Ramirez-Avila
    24 - 31
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.73526
  • A expressão "Tratamento Temático da Informação" em artigos de periódicos nacionais: análise da ocorrência e de suas variantes designativas

    Lais Pereira de Oliveira, Maria Cláudia Cabrini Grácio, Daniel Martínez-Ávila
    44 - 56
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75008
  • A produção periódica científica afiliada ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) na base de dados Scopus (2009-2018)

    Juliana Lazzarotto Freitas, Fábio Sampaio Rosas, Sérgio Lucena Mendes
    32 - 43
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75302
  • O impacto da informação existente no SIGADAER na gestão do conhecimento

    João Batista Martins
    57 - 68
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75172
  • Questionários online: análise comparativa de ferramentas para a criação e aplicação de e-surveys

    Catarina Neves, Cláudia Augusto, Ana Lúcia Terra
    69 - 78
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75826
  • Adoption of Green IT in the university environment: systematic review of sustainability practices in educational institutions

    Marcos Roque da Rosa
    79 - 87
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.74598
  • Produção de conhecimento interdisciplinar: um modelo conceitual de colaboração científica no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar

    Rodrigo Justulin de Faria, Luzia Sigoli Costa
    88 - 107
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.67414

Short Papers

  • Evolução biológica versus Filo Cnidária: panorama dos últimos 10 anos (2010 – 2019) no Nordeste do Brasil

    Bruno Michael da Silva Pereira, Mayara de Farias
    108 - 112
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75584

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Entrevista

  • Desinformação no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19)

    David Nemer
    113 - 116
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.77227

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Artigo

  • EPIDOR: uma abordagem computacional baseada em sistema web e aplicativo móvel para dores crônicas no atual contexto de pandemia do coronavírus

    Fabrício Martins Mendonça, Carlos Alberto Mourão Jr., Juan Felipe Souza Oliveira, Thiago Goldoni Thomé, Marcelo Quesado Filgueiras
    117 - 128
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.74673
  • Os registros civis em meio à pandemia de COVID-19 no Brasil: Releituras

    Camila Schwinden Lehmkuhl, Eva Cristina Leite da Silva
    129 - 138
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76908
  • Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação

    Fabiano Couto Corrêa da Silva, Gabriela de Souza D Andrea
    139 - 147
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860
  • Pandemia e infodemia nas mídias: análise da desordem informacional no Twitter

    Pietra Vaz Diógenes da Silva
    148 - 159
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76506
  • Painel de informação sobre a COVID-19: consultas SPARQL na Wikidata

    Ana Carolina Simionato Arakaki, Fabiano Ferreira de Castro, Felipe Augusto Arakaki
    160 - 172
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76684
  • Live streaming em tempos pandêmicos: práticas informacionais realizadas por profissionais da Ciência da Informação

    Patrícia Valerim, Rodrigo Silva Caxias de Sousa
    173 - 182
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75755
  • Arquitetura da informação no contexto da informação em saúde: um olhar para o website do COVID-19 no Brasil

    Jean Fernandes Brito, Rafaela Carolina da Silva, Beatriz Rosa Pinheiro Santos, Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Daniel Martínez-Ávila
    183 - 195
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75091
  • Desinformação e mensagens sobre a hidroxicloroquina no Twitter: da pressão política à disputa científica

    Ronaldo Ferreira Araujo, Thaiane Moreira de Oliveira
    196 - 205
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75929
  • Compartilhamento de conhecimentos e aprendizagem colaborativa em tempo de pandemia

    Danielly Oliveira Inomata, Ketry Gorete Farias dos Passos, Sirlene Pintro, Priscila Machado Borges Sena, Jessica Bedin
    206 - 215
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168
  • Perfil sociodemográfico dos pacientes confirmados para Covid-19 residentes no Espírito Santo, Brasil

    André Diego da Silva Ferreira, Leonardo Santos Perovano, Lorrana Inacia Barboza, Wilker Marcolino Nascimento, Franciele Montenegro da Silva, Erika Cardoso dos Reis
    216 - 223
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76179

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Short Paper

  • Covid-19: capacidade de dispersão viral à luz da interdisciplinaridade

    Bruno Michael da Silva Pereira, Joelma Letícia dos Santos
    224 - 228
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76018
  • Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19

    Priscila Fabiane Farias, Leonardo da Silva
    229 - 233
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76147
  • ‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19

    Juliane Bazzo, Kelli Schmiguel, Roselaine (Mana) Lucena Suarez
    234 - 240
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76279
  • Estágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ

    Jéssica Bedin
    241 - 247
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76155
  • A iniciativa digital CONVIDE-i9 no combate à infodemia de COVID-19: breves apontamentos de atuação

    Fernanda Percia França, Denise Oliveira de Araújo, Márcio Bezerra da Silva
    248 - 252
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76472
  • Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais

    Priscila Machado Borges Sena, Gabriela Belmont de Farias, Mayara Cabral Cosmo
    253 - 257
    DOI: https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76149