Compartilhamento de conhecimentos e aprendizagem colaborativa em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168Palavras-chave:
Compartilhamento de conhecimento, Aprendizagem colaborativa, Biblioteconomia, Covid-19, Serviço de Referência.Resumo
Introdução: A pandemia do novo coronavírus impôs mudanças emergências em muitos segmentos da sociedade. Objetivo: Relata e discute os resultados do processo de avaliação da aprendizagem em tempo de pandemia a partir da realização da Atividade Extracurricular Especial (AEE) Serviço de Referência em Informação (SRI), no curso de graduação em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Amazonas. Método: Consiste em estudo exploratório e descritivo, com dados levantados por meio de um questionário online, com 65 participantes. O instrumento é composto por três eixos: 1) avaliação do conteúdo, 2) Potencial de expansão com relação ao conteúdo e aplicabilidade e 3) Auto avaliação do aluno. Resultados: Constatou-se a participação de alunos de distintos períodos do curso. No geral, a AEE foi avaliada de forma positiva pela maioria dos alunos em todos os quesitos (aspectos gerais, aula aberta, conteúdos teóricos e práticos e desempenho do aluno). Conclusão: O relato das ações e esforços empenhados para construir conhecimento e aprendizagem são elementos que contribuem para o apoio e o progresso nas atividades acadêmicas, bem como o aprender a aprender.
Referências
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280.
Cabrera Ruiz, I. I. (2009). Autonomía en el aprendizaje: direcciones para el desarrollo en la formación profesional/Autonomous learning: directions to develop in the professional formation. Actualidades investigativas en educación, 9(2).
Carneiro, L. A., Rodrigues, W., França, G., & Prata, D. N. (2020). Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, 9(8), e267985485-e267985485.
Dominic, D. D., & Hina, S. (2016, August). Engaging university students in hands on learning practices and social media collaboration. In 2016 3rd International Conference on Computer and Information Sciences (ICCOINS) (pp. 559-563). IEEE.
Ellis, C. A., Gibbs, S. J., & Rein, G. (1991). Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, 34(1), 39-58.
Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., Pimentel, M., Filippo, D., & Lucena, C. J. P. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Pimentel, Mariano, & Fuks, Hugo (Org.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, pp.16-33.
Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364.
Neves, D. A. B. (2007). Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, 12(3), 116-128.
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Organização das Nações Unidas Brasil (2020). ONU: não deixar ninguém para trás significa não deixar ninguém off-line. Recuperado de https://unicrio.org.br/onu-nao-deixar-ninguem-para-tras-significa-nao-deixar-ninguem-offline/
Parung, J., & Bititci, U. S. (2008). A metric for collaborative networks. Business Process Management Journal, 14(5), 654-674.
Piaget, J. (1996). Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes.
Santos, G. de S. (2015). Espaços de aprendizagem. In Bacich, L., Tanzi Neto, A., & Trevisani, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Silva, E. H. B., Silva Neto, J. G., & Santos, M. C. (2020). Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, 29-44.
Universidade Federal do Amazonas. Portaria N. 36 de 08 de maio de 2020. Manaus: UFAM, 2020.
Vigotsky, L. S. (1989). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.