Compartilhamento de conhecimentos e aprendizagem colaborativa em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168

Palavras-chave:

Compartilhamento de conhecimento, Aprendizagem colaborativa, Biblioteconomia, Covid-19, Serviço de Referência.

Resumo

Introdução: A pandemia do novo coronavírus impôs mudanças emergências em muitos segmentos da sociedade. Objetivo: Relata e discute os resultados do processo de avaliação da aprendizagem em tempo de pandemia a partir da realização da Atividade Extracurricular Especial (AEE) Serviço de Referência em Informação (SRI), no curso de graduação em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Amazonas. Método: Consiste em estudo exploratório e descritivo, com dados levantados por meio de um questionário online, com 65 participantes. O instrumento é composto por três eixos: 1) avaliação do conteúdo, 2) Potencial de expansão com relação ao conteúdo e aplicabilidade e 3) Auto avaliação do aluno. Resultados: Constatou-se a participação de alunos de distintos períodos do curso. No geral, a AEE foi avaliada de forma positiva pela maioria dos alunos em todos os quesitos (aspectos gerais, aula aberta, conteúdos teóricos e práticos e desempenho do aluno). Conclusão: O relato das ações e esforços empenhados para construir conhecimento e aprendizagem são elementos que contribuem para o apoio e o progresso nas atividades acadêmicas, bem como o aprender a aprender.

Biografia do Autor

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora (2017) e mestra (2012) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Biblioteconomia pela UFAM. Professora do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação em Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade NGS\EGC\UFSC. É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup.

Ketry Gorete Farias dos Passos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação (2015-2019) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN (2012). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Graduada em Biblioteconomia - Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI/UDESC (De Set de 2014 à Julho de 2018). Bolsista CAPES/PROF (2011 e 2018), atuando como tutora em disciplinas da Graduação nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade NGS\EGC\UFSC (2010 - até o momento). Atuou na empresa Arquivo Contabilidade & Consultoria (2012-2013) dirigindo o processo de Gestão Eletrônica de Documentos. Atuou como professora substituta na UFSC (2009-2010). Foi pesquisadora CAPES/CNPQ nível DTI-C das atividades do Programa de Tecnologias Educacionais e Sociais do Projeto de Pesquisa Laptop na escola: um estudo da produção da imagem como estratégia de aprendizagem (2012-2014).

Sirlene Pintro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2020) e Mestra (2012) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bibliotecária do Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS-UFSC). Áreas de atuação: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação, Fluxos Informacionais, Serviço de Referência, Competência em Informação e áreas relacionadas.

Priscila Machado Borges Sena, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Integra o Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, o Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION). Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Defendeu tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB; Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB); e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14).

Jessica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Atua como Professora e Coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Referências

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Inomata, D. O., Passos, K. G. F. dos, Pintro, S., Sena, P. M. B., & Bedin, J. (2020). Compartilhamento de conhecimentos e aprendizagem colaborativa em tempo de pandemia. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 206–215. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Artigo