Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76149

Palavras-chave:

Competência em Informação, COVID-19, Recursos Informacionais, Inovação, Tecnologia, Mídias Sociais.

Resumo

Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas.

Biografia do Autor

Priscila Machado Borges Sena, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Participou do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS) e, do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL). Integra o Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, o Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION). Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministrou as disciplinas: Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos; Empreendedorismo I; Pesquisa em Biblioteconomia; Serviços de Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Normalização da Documentação; Pesquisa Bibliográfica; Memória, Patrimônio e Pesquisa; Gestão da Informação e Arquivo. Sua tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, versou sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB, Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14).

Gabriela Belmont de Farias, Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa ?Competência e Mediação em Ambientes de Informação?. Membra da Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho 'Informação, Educação e Trabalho' (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2017-2018. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência, Gestão, Recursos, Serviços de informação, Ensino de Biblioteconomia e Informação Científica e Tecnológica. 

Mayara Cabral Cosmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Biblioteconomia e Documentação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012-2016); Especialização MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Atualmente é servidora técnico-administrativa na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, lotada na Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI).

Referências

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago, IL: ACRL, 2000, (7 february 2000). Disponível em <http://www.ala.org/acrl/ilintro.html>. Acesso em: 16 ago. 2020.

______. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Framework for information literacy for higher education. Chicago, IL: ACRL, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework . Acesso em: 23 ago. 2020.

BERNHARD, Paulette. La formación en el uso de la información: una ventaja en la enseñanza superior - situación actual. Anales de Documentación, n. 5, 2002, p. 409-435. Disponível em: <https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2271>. Acesso em: 20 ago. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel. CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém (Por.): Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. p. 17-30. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-à-acção-política. Acesso em: 23 ago. 2020.

AUTORA, 2015.

GONZÁLEZ-PADILLA. Daniel A. TORTOLERO-BLANCO, Leonardo. Social media influence in the COVID-19 Pandemic. Int. braz j urol. vol.46 supl.1 Rio de Janeiro jul. 2020. Epub 27 de jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-55382020000700120&tlng=en. Acesso em: 23 ago. 2020.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 37120: sustainable cities and communities: indicators for smart cities. 2019. Disponível em: https://www.iso.org/standard/69050.html. Acesso em: 23 ago. 2020.

AUTORA, 2020.

TERRA, Rafael. 25 Tendências de Marketing Digital e Redes Sociais para 2020. 2020. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/. Acesso em: 23 ago. 2020.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ. Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto. 30 abr. 2020a. Disponível em: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4107-ipc-promove-webinar-sobre-contribuicao-da-competencia-em-informacao-no-aprendizado-remoto. Acesso em: 23 ago. 2020.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ. O uso da informação válida e confiável para tomadas de decisões foi destaque em webinar do IPC. 05 maio 2020b. Disponível em: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4117-o-uso-da-informacao-valida-e-confiavel-para-tomadas-de-decisoes-foi-destaque-em-webinar-do-ipc . Acesso em: 23 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Sena, P. M. B., Farias, G. B. de, & Cosmo, M. C. (2020). Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 253–257. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76149

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Short Paper