Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76149Palavras-chave:
Competência em Informação, COVID-19, Recursos Informacionais, Inovação, Tecnologia, Mídias Sociais.Resumo
Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas.
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago, IL: ACRL, 2000, (7 february 2000). Disponível em <http://www.ala.org/acrl/ilintro.html>. Acesso em: 16 ago. 2020.
______. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Framework for information literacy for higher education. Chicago, IL: ACRL, 2015. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework . Acesso em: 23 ago. 2020.
BERNHARD, Paulette. La formación en el uso de la información: una ventaja en la enseñanza superior - situación actual. Anales de Documentación, n. 5, 2002, p. 409-435. Disponível em: <https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2271>. Acesso em: 20 ago. 2020.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, Manuel. CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém (Por.): Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. p. 17-30. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-à-acção-política. Acesso em: 23 ago. 2020.
AUTORA, 2015.
GONZÁLEZ-PADILLA. Daniel A. TORTOLERO-BLANCO, Leonardo. Social media influence in the COVID-19 Pandemic. Int. braz j urol. vol.46 supl.1 Rio de Janeiro jul. 2020. Epub 27 de jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-55382020000700120&tlng=en. Acesso em: 23 ago. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 37120: sustainable cities and communities: indicators for smart cities. 2019. Disponível em: https://www.iso.org/standard/69050.html. Acesso em: 23 ago. 2020.
AUTORA, 2020.
TERRA, Rafael. 25 Tendências de Marketing Digital e Redes Sociais para 2020. 2020. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/. Acesso em: 23 ago. 2020.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ. Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto. 30 abr. 2020a. Disponível em: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4107-ipc-promove-webinar-sobre-contribuicao-da-competencia-em-informacao-no-aprendizado-remoto. Acesso em: 23 ago. 2020.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ. O uso da informação válida e confiável para tomadas de decisões foi destaque em webinar do IPC. 05 maio 2020b. Disponível em: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4117-o-uso-da-informacao-valida-e-confiavel-para-tomadas-de-decisoes-foi-destaque-em-webinar-do-ipc . Acesso em: 23 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.























