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Diretrizes para Autores

A AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores.

O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.

Condições gerais de avaliação

As contribuições, especialmente os artigos, devem cumprir com as seguintes condições:

  • recomenda-se ter, entre os dois primeiros autores da submissão, pesquisadores em formação;
  • incluir a URL completa do identificador ORCiD no cadastro de todos os autores;
  • enfoque e/ou ambiente e/ou metodologia inovadora; 
  • definição inequívoca dos objetivos a serem alcançados ao final do estudo em pauta;
  • indicação do estágio de desenvolvimento da pesquisa (short papers); 
  • atualidade da literatura de apoio no tema definido para estudo;
  • definição e aplicação apropriada de metodologia(s);
  • análise crítica dos fatos, opiniões e procedimentos relativos à(s) abordagem(ns);
  • discussão das evidências encontradas e suas implicações;
  • validade da premissa do estudo e dos argumentos que a sustentam;
  • estrutura clara e coerente;
  • alinhamento às normas de referênciação e citação vigentes;
  • obediência à formatação indicada nas normas para submissão (incluídas as orientações para o preenchimento dos metadados);
  • caso o artigo já tenha sido compartilhado como preprint, informar em "Comentários aos Editores" e no Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Aberta em qual servidor de preprint ou repositório digital institucional o manuscrito foi disponibilizado antes de ser submetido à AtoZ;
  • preenchimento e submissão do Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Aberta como documento suplementar;
  • envio dos conjuntos de dados científicos de pesquisa como documento suplementar ou informar em "Comentários aos Editores" e no Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Abertao o link do repositório onde foi depositado, para as pesquisas se configuram como estudos métricos, pesquisas bibliográficas e/ou revisões sistemáticas.

Seções para submissão

Natureza dos trabalhos para submissão:

Artigos - pesquisas envolvendo aspectos de informação e conhecimento e que demonstrem caráter inovador no enfoque e/ou na metodologia.  Acesse o Template.

Entrevistas - definidas pelo Comitê Editorial, privilegiando pesquisadores experientes que possam discutir aspectos teóricos, práticos e metodológicos da pesquisa em informação e conhecimento.

Short papers - contribuições derivadas de posteres ou de resumos expandidos poderão ser objeto de avaliação e publicação nesta modalidade. Acesse o Template.

Natureza dos trabalhos para o Dossiê Temático:

Artigos - artigos científicos de pesquisas sobre práticas informacionais interdisciplinares relacionadas a um dos eixos temáticos definidos para o dossiê temático. Segue a mesma política da seção e diretrizes para autores de artigos da Revista AtoZ. Texto de 15 (quinze) a 20 (vinte) páginas incluindo referências, apêndices e anexos. Acesse o Template.

Short paper - relatos de pesquisas ou de experiência de práticas informacionais interdisciplinares relacionadas a um dos eixos temáticos definidos para o dossiê temático. Texto de até 8 (oito) páginas incluindo referências, apêndices e anexos. Acesse o Template.

Artigo de Opinião - texto opinativo sobre o impacto da pandemia na cidade, estado ou país de origem do autor. Texto de até 3 (três) páginas, excetuando-se da contagem as Referências. Acesse o Template.

Normas para submissão

Os trabalhos encaminhados a AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento deverão atender aos itens abaixo.

1 - Extensão dos trabalhos

Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas.  Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).

2 - Formato e estrutura

Usar formato de arquivo DOC/DOCX (Microsoft Word 97-2003+), ODF (OpenOffice, BrOffice, LibreOffice).  

A formatação das referências deve seguir o estilo APA. Detalhes de formatação (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos etc) estão disponíveis nos templates: Word e LibreOffice.

2.1 - Elementos pré-textuais:
  • Título: deve ser conciso e claro expressando o conteúdo do artigo.
  • Resumo: incluir resumo informativo contendo de 100 a 250 palavras, em português, precedido da palavra Resumo. O resumo deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introdução. Método. Resultados. Conclusão.
  • Título em inglês: título e subtítulo traduzidos para o inglês.
  • Abstract: deve conter de 100 a 250 palavras e corresponder ao resumo em português, precedido da palavra Abstract. O abstract deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introduction. Method. Results. Conclusions.
  • Keywords: entre 3 (três) e 6 (seis) termos livres, correspondendo àqueles elaborados em português.

** o Comitê Editorial estimula, fortemente, que as informações em inglês sejam elaboradas/verificadas por um nativo no idioma **

2.2 - Elementos textuais
  • Texto:  o corpo do artigo deve conter os seguintes elementos: introdução, método, resultados e considerações finais (com um mínimo de subdivisões). Para o short paper os elementos são: introdução, procedimentos metodológicos e resultados, conclusões. Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves, claros e não numerados. Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto. Para citações no texto, utilizar o sistema Autor/Data.
  • Palavras estrangeiras devem ser grifadas em itálico e, para ênfase ou destaque, usar negrito, 'aspas simples' ou "aspas duplas".
  • Elementos de Apoio: notas de rodapé, ilustrações (quadros, figuras, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) e tabelas devem ser limitadas ao mínimo indispensável.
  • Ilustrações e tabelas: devem ser inseridas no texto e, sempre que possível, em formato aberto/editável (por ex. tabelas e quadros). Imagens devem ser enviadas no formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpis. Para a elaboração de tabelas consulte as Normas para Apresentação Tabular do IBGE
  • Referências: as referências devem ser normalizadas de acordo com o APA Style. Tutorial disponível aqui
2.3 - Elementos pós-textuais
  • Apêndices: espaço para inserção de questionários e/ou outros elementos complementares ao artigo de concepção e elaboração pelo(s) próprio(s) autor(es).
  • Anexos: espaço para inserção de outros elementos complementares ao artigo (material de terceiros).
  • Agradecimentos: os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo. Recomenda-se, neste item, incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram na coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na permissão de uso de laboratórios/equipamentos.
2.4 (a) Inserção e edição de metadados no momento da submissão - PORTUGUÊS
  • Autores: informar nome completo (evitar abreviaturas); titulação; instituição; cargo/função que desempenha; endereço completo da instituição; telefone e e-mail e demais campos conforme o solicitado. 
  • Recomenda-se um máximo de 5 (cinco) autores para o trabalho submetido. Demais contribuições devem ser inseridas no item agradecimentos.
  • Resumo: Incluir resumo informativo contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introdução. Método. Resultados. Conclusão.
  • Referências: certifique-se que as referências estão normalizadas (APA Style). Copie e cole o conjunto de referências na área determinada. Elimine possíveis quebras de linha na própria referência e aplique um espaçamento simples entre uma e outra. Elimine, se necessário, a ativação dos links de acesso retirando, quando houver, os sinais de menor (<) e maior (>) entre os quais a URL foi inserida.
2.4 (b) Inserção e edição de metadados no momento da submissão - INGLÊS
  • Após a inserção e edição dos metadados em português, proceda o salvamento. O sistema passará para o passo "4. Transferência de documentos suplementares". Retorne ao passo "3" (link de hipertexto na parte superior da página "metadados da submissão (indexação)") e, no item "Idioma do formulário" selecione a opção "English";
  • O sistema manterá alguns dos metadados, mas será necessário inserir novamente os que seguem:a) para cada um dos autores, informar (em português): a instituição/afiliação, a (não) existência de conflito de interesse, o resumo da biografia. Informar (em inglês): a) o título; b) o abstract, destacando em negrito os itens Introduction. Method. Results. Conclusions.; c) as keywords. Demais itens podem ser deixados em branco.
3 - Condições para avaliação cega (blind review)
  • Devem ser excluídas do texto, notas de rodapé e menções a fontes de dados e figuras, referências explícitas ou implícitas aos autores, substituindo-as pelo texto "o(s) autor(es)" (ex.: Fonte: os autores, 2010);
  • Deve ser removida a identificação do(s) autor(es) das propriedades do arquivo nos seguintes casos:
    • em arquivos do Microsoft Office: menu Arquivo > Propriedades/Informações ou Arquivo > Salvar como... > Ferramentas > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;
    • em arquivos do OpenOffice: menu Arquivo > Propriedades. Na aba “Geral”, desmarque a opção “Utilizar os dados do usuário” e clique em “Redefinir”. Na abas “Descrição” e “Propriedades Personalizadas”, deixe todos os campos em branco > OK > Salvar.
4 - Idiomas dos Trabalhos Submetidos
  • A revista aceita trabalhos em Português, Inglês e Espanhol. É de responsabilidade do autor a revisão gramatical dos trabalhos independete do idioma.
5 - Formulário de notas da obra e conformidade com a ciência aberta

6 - Compartilhamento dos dados científicos de pesquisa

  • A AtoZ recomenda o compartilhamento dos dados científicos decorrentes da pesquisa apresentada para avaliação pela revista no seu formato mais bruto.
  • O conjunto dos dados e sua descrição devem estar hospedados em um repositório público. O nome do repositório, o identificador persistente e a URL do conjunto de dados devem ser indicados na metodologia do manuscrito.
  • Se a pesquisa reusou dados, estes devem ser citados na lista de referências dos manuscritos e o reuso deve ser mencionados na metodologia do manuscrito.
  • O conjunto de dados decorrente da pesquisa submetida para ser avaliada pela AtoZ deverá seguir a mesma licença Creative Commons adotada pela revista, ou seja CC-BY 4.0.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. confirmo estar ciente do que segue:

    Devido a configurações de plataformas de email, as comunicações da Revista com os autores podem ser identificadas como spam. Cabe aos autores a verificação dos filtros de spam e/ou a verificação direta do andamento da submissão no Sistema OJS da Revista.

  2. declaro ciência que a submissão será arquivada, cancelando-se o processo de avaliação, caso:

    a) os itens anteriores não sejam contemplados;

    b) apresente preenchimento incompleto e/ou incorreto dos campos de metadados (incluindo os necessários no idioma inglês);

    c) se verificar que houve desrespeito às Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Leia o documento.

  3. confirmo estar ciente do que segue:

    Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais e servidores de preprint antes (preprint)* e após (postprint) a publicação na AtoZ. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.
     
    A AtoZ tem selo Diadorim Verde/IBICT
    Qualquer outra dúvida, favor consultar o Editor.
     
    * Em caso de publicação do manuscrito como preprint, utilize o espaço "comentários aos Editores" para informar em qual servidor de preprint o manuscrito foi depositado e anexe a versão como "documento suplementar".
  4. confirmo estar ciente do que segue:

    Os autores concedem para a AtoZ o direito de inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

  5. afirmo, como responsável pela submissão, que:

    a) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;

    b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses (verificar campo de metadados);

    c) a sequência/ordem de nomes de autores -  que consta dos metadados e do material publicado - foi discutida e acordada entre os participantes da investigação. A AtoZ *não* realiza ajustes na ordem de autores após a leitura de provas;

    d) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes e concordam com o conteúdo do Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Aberta submetido como documento suplementar.

  6. confirmo a remoção da identificação/referências explícitas ou implícitas ao(s) autor(es):

    a) nas propriedades do arquivo;

    b) em demais partes do texto e, sendo necessário, substituída pelo texto "o(s) autor(es)".

  7. declaro que:

    a) este manuscrito é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista;

    b) outro(s) trabalho(s) com conteúdo substancialmente similar não foi/foram publicado(s) (ou submetido(s) a outra(s) revista(s))

    c) que uma eventual submissão a outra revista apenas ocorrerá *após* o retorno da avaliação da AtoZ. O prazo da AtoZ - indicando sequência da avaliação - ocorre em 120 dias (máximo);

  8. declaro que este manuscrito não foi publicado (em qualquer outra versão)  em anais de eventos.

    ** caso o manuscrito já tenha sido publicado em anais de evento mas a versão submetida apresenta modificações substanciais, utilize o espaço "comentários aos Editores" para esclarecimentos/justificativa e deposite a versão do trabalho já publicada como "documento suplementar".

  9. confirmo a leitura e obediência aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas para submissão (Seção "Sobre a Revista"), com especial atenção para:

    a) as palavras-chave e keywords (considerados como termos livres) não ultrapassam 6 (seis) descritores e respeitam as seguintes instruções;

    b) o título em inglês, o abstract e as keywords foram elaborados/revisados por um tradutor ou nativo no idioma;

    c) as ilustrações, quadros e tabelas foram inseridas no texto conforme orientações contidas nas Diretrizes para Autores;

    d) URLs das referências foram informadas quando disponíveis e estão ativadas (i. é, permitem o acesso ao documento referenciado);

    e) a observância da norma APA para as citações e referências.

 

Declaração de Direito Autoral

A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais antes (preprint) e após (postprint) a publicação na AtoZ. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.
 
A AtoZ tem selo Diadorim Verde/IBICT.


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A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.

 

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