Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores.

O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.

Condições gerais de avaliação

As contribuições, especialmente os artigos, devem cumprir com as seguintes condições:

  • ter, entre os dois primeiros autores da submissão, pesquisadores em formação;
  • definição inequívoca dos objetivos a serem alcançados ao final do estudo em pauta;
  • atualidade da literatura de apoio no tema definido para estudo;
  • definição e aplicação apropriada de metodologia(s);
  • análise crítica dos fatos, opiniões e procedimentos relativos à(s) abordagem(ns);
  • discussão das evidências encontradas e suas implicações;
  • validade da premissa do estudo e dos argumentos que a sustentam;
  • estrutura clara e coerente;
  • alinhamento às normas de referênciação e citação vigentes;
  • obediência à formatação indicada nas normas para submissão (incluídas as orientações para o preenchimento dos metadados)

Seções para submissão

Natureza dos trabalhos para submissão:

Artigos - pesquisas envolvendo aspectos de informação e conhecimento e que demonstrem caráter inovador no enfoque e/ou na metodologia.

Entrevistas - definidas pelo Comitê Editorial, privilegiando pesquisadores experientes que possam discutir aspectos teóricos, práticos e metodológicos da pesquisa em informação e conhecimento.

Short papers - contribuições derivadas de posteres ou de resumos expandidos poderão ser objeto de avaliação e publicação nesta modalidade.

Normas para submissão

Os trabalhos encaminhados a AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento deverão atender aos itens abaixo.

1 - Extensão dos trabalhos

Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas.  Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).

2 - Formato e estrutura

Usar formato de arquivo DOC/DOCX (Microsoft Word 97-2003+), ODF (OpenOffice, BrOffice, LibreOffice); ou LaTeX.  

Detalhes de formatação (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos etc) estão disponíveis nos modelos.

2.1 - Elementos pré-textuais:
  • Título: deve ser conciso e claro expressando o conteúdo do artigo.
  • Resumo: incluir resumo informativo contendo de 100 a 250 palavras, em português, precedido da palavra Resumo. O resumo deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introdução. Método. Resultados. Conclusão.
  • Título em inglês: título e subtítulo traduzidos para o inglês.
  • Abstract: deve conter de 100 a 250 palavras e corresponder ao resumo em português, precedido da palavra Abstract. O abstract deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introduction. Method. Results. Conclusions.
  • Keywords: entre 3 (três) e 6 (seis) termos livres, correspondendo àqueles elaborados em português.

** o Comitê Editorial estimula, fortemente, que as informações em inglês sejam elaboradas/verificadas por um nativo no idioma **

2.2 - Elementos textuais
  • Texto:  o corpo do artigo deve conter os seguintes elementos: introdução, método, resultados e considerações finais (com um mínimo de subdivisões). Para o short paper os elementos são: introdução, procedimentos metodológicos e resultados, conclusões. Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves, claros e não numerados. Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto. Para citações no texto, utilizar o sistema Autor/Data.
  • Palavras estrangeiras devem ser grifadas em itálico e, para ênfase ou destaque, usar negrito, 'aspas simples' ou "aspas duplas".
  • Elementos de Apoio: notas de rodapé, ilustrações (quadros, figuras, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) e tabelas devem ser limitadas ao mínimo indispensável.
  • Ilustrações e tabelas: devem ser inseridas no texto e, sempre que possível, em formato aberto/editável (por ex. tabelas e quadros). Imagens devem ser enviadas no formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpis. Para a elaboração de tabelas consulte as Normas para Apresentação Tabular do IBGE . Para submissões em LaTeX: depositar figuras/imagens como "documentos suplementares". 
  • Referências: as referências devem ser normalizadas de acordo com o APA Style. Tutorial disponível aqui
2.3 - Elementos pós-textuais
  • Apêndices: espaço para inserção de questionários e/ou outros elementos complementares ao artigo de concepção e elaboração pelo(s) próprio(s) autor(es).
  • Anexos: espaço para inserção de outros elementos complementares ao artigo (material de terceiros).
  • Agradecimentos: os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo. Recomenda-se, neste item, incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram na coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na permissão de uso de laboratórios/equipamentos.
2.4 (a) Inserção e edição de metadados no momento da submissão - PORTUGUÊS
  • Autores: informar nome completo (evitar abreviaturas); titulação; instituição; cargo/função que desempenha; endereço completo da instituição; telefone e e-mail e demais campos conforme o solicitado. 
  • Recomenda-se um máximo de 5 (cinco) autores para o trabalho submetido. Demais contribuições devem ser inseridas no item agradecimentos.
  • Resumo: Incluir resumo informativo contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: Introdução. Método. Resultados. Conclusão.
  • Referências: certifique-se que as referências estão normalizadas (APA Style). Copie e cole o conjunto de referências na área determinada. Elimine possíveis quebras de linha na própria referência e aplique um espaçamento simples entre uma e outra. Elimine, se necessário, a ativação dos links de acesso retirando, quando houver, os sinais de menor (<) e maior (>) entre os quais a URL foi inserida.
2.4 (b) Inserção e edição de metadados no momento da submissão - INGLÊS
  • Após a inserção e edição dos metadados em português, proceda o salvamento. O sistema passará para o passo "4. Transferência de documentos suplementares". Retorne ao passo "3" (link de hipertexto na parte superior da página "metadados da submissão (indexação)") e, no item "Idioma do formulário" selecione a opção "English";
  • O sistema manterá alguns dos metadados, mas será necessário inserir novamente os que seguem:a) para cada um dos autores, informar (em português): a instituição/afiliação, a (não) existência de conflito de interesse, o resumo da biografia. Informar (em inglês): a) o título; b) o abstract, destacando em negrito os itens Introduction. Method. Results. Conclusions.; c) as keywords. Demais itens podem ser deixados em branco.
3 - Condições para avaliação cega (blind review)
  • Devem ser excluídas do texto, notas de rodapé e menções a fontes de dados e figuras, referências explícitas ou implícitas aos autores, substituindo-as pelo texto "o(s) autor(es)" (ex.: Fonte: os autores, 2010);
  • Deve ser removida a identificação do(s) autor(es) das propriedades do arquivo nos seguintes casos:
    • em arquivos do Microsoft Office: menu Arquivo > Propriedades/Informações ou Arquivo > Salvar como... > Ferramentas > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;
    • em arquivos do OpenOffice: menu Arquivo > Propriedades. Na aba “Geral”, desmarque a opção “Utilizar os dados do usuário” e clique em “Redefinir”. Na abas “Descrição” e “Propriedades Personalizadas”, deixe todos os campos em branco > OK > Salvar.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. confirmo a leitura e obediência aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas para submissão (Seção "Sobre a Revista"), com especial atenção para:

    a) as palavras-chave e keywords (considerados como termos livres) não ultrapassam 6 (seis) descritores e respeitam as seguintes instruções;

    b) o título em inglês, o abstract e as keywords foram elaborados/revisados por um tradutor ou nativo no idioma;

    c) as ilustrações, quadros e tabelas foram inseridas no texto conforme orientações contidas nas Diretrizes para Autores;

    d) URLs das referências foram informadas quando disponíveis e estão ativadas (i. é, permitem o acesso ao documento referenciado).

  2. confirmo a remoção da identificação/referências explícitas ou implícitas ao(s) autor(es):

    a) nas propriedades do arquivo;

    b) em demais partes do texto e, sendo necessário, substituída pelo texto "o(s) autor(es)".

  3. declaro que:

    a) este manuscrito é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista;

    b) outro(s) trabalho(s) com conteúdo substancialmente similar não foi/foram publicado(s) (ou submetido(s) a outra(s) revista(s))

    c) que uma eventual submissão a outra revista apenas ocorrerá *após* o retorno da avaliação da AtoZ. O prazo da AtoZ - indicando sequência da avaliação - ocorre em 90 dias (máximo).

  4. declaro que este manuscrito não foi publicado (em qualquer outra versão)  em anais de eventos.

    ** caso o manuscrito já tenha sido publicado em anais de evento mas a versão submetida apresenta modificações substanciais, utilize o espaço "comentários aos Editores" para esclarecimentos/justificativa e deposite a versão do trabalho já publicada como "documento suplementar".

  5. afirmo, como responsável pela submissão, que:

    a) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;

    b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses (verificar campo de metadados);

    c) a sequência/ordem de nomes de autores -  que consta dos metadados e do material publicado - foi discutida e acordada entre os participantes da investigação. A AtoZ *não* realiza ajustes na ordem de autores após a leitura de provas.

  6. confirmo estar ciente do que segue:

    Os autores concedem para a AtoZ o direito de inclusão do material publicado (revisado por pares/pós-print) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

  7. confirmo estar ciente do que segue:

    Devido a configurações de plataformas de email, as comunicações da Revista com os autores podem ser identificadas como spam. Cabe aos autores a verificação dos filtros de spam e/ou a verificação direta do andamento da submissão no Sistema OJS da Revista.

  8. declaro ciência que a submissão será arquivada, cancelando-se o processo de avaliação, caso:

    a) os itens anteriores não sejam contemplados;

    b) apresente preenchimento incompleto e/ou incorreto dos campos de metadados (incluindo os necessários no idioma inglês);

    c) se verificar que houve desrespeito às Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Leia o documento.

  9. confirmo estar ciente do que segue:

    Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais antes (pré-print) e após (pós-print) a publicação na AtoZ. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.
     
    A AtoZ tem selo Diadorim Verde/IBICT
    Qualquer outra dúvida, favor consultar o Editor.
 

Declaração de Direito Autoral

O copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/pós-print) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais antes (pré-print) e após (pós-print) a publicação na AtoZ. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento.
 
A AtoZ tem selo Diadorim Verde/IBICT.


Licensa Creative Commons
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso em ambientes educacionais, de pesquisa e não comerciais, com atribuição de autoria obrigatória.

A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.

 

Política de Privacidade

As informações coletadas via o cadastro na Revista, e aquelas relativas aos dados monitorados por software de análise de tráfego web, serão usadas exclusivamente para estudos métricos sob responsabilidade da equipe editorial da AtoZ.

Eventualmente estudos acadêmicos podem ser gerados a partir dos dados coletados, garantindo-se que aqueles que identificam usuários - de forma individual ou institucional - não serão utilizados nem disponibilizados para outras finalidades e, tampouco, para quaisquer terceiros.