declaro que:
a) este manuscrito é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista;
b) outro(s) trabalho(s) com conteúdo substancialmente similar não foi/foram publicado(s) (ou submetido(s) a outra(s) revista(s))
c) que uma eventual submissão a outra revista apenas ocorrerá *após* o retorno da avaliação da AtoZ. O prazo da AtoZ - indicando sequência da avaliação - ocorre em 120 dias (máximo);
declaro que este manuscrito não foi publicado (em qualquer outra versão) em anais de eventos.
** caso o manuscrito já tenha sido publicado em anais de evento, mas a versão submetida apresenta modificações substanciais (70%), utilize o espaço "comentários aos Editores" para esclarecimentos/justificativa e envie a versão do trabalho já publicada como "documento suplementar".
confirmo a leitura e obediência aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas para submissão (Seção "Sobre a Revista"), com especial atenção para:
a) as palavras-chave e keywords (considerados como termos livres) não ultrapassam 6 (seis) descritores e respeitam as seguintes instruções;
b) o título em inglês, o abstract e as keywords foram elaborados/revisados por um tradutor ou nativo no idioma;
c) as ilustrações, quadros e tabelas foram inseridas no texto conforme orientações contidas nas Diretrizes para Autores;
d) os DOIs das referências foram informados, quando disponíveis e estão atividados. Na falta deles, as URLs das referências foram informadas, quando disponíveis, e estão ativadas (i. é, permitem o acesso ao documento referenciado);
e) a observância da norma APA para as citações e referências.
confirmo a remoção da identificação/referências explícitas ou implícitas ao(s) autor(es):
a) nas propriedades do arquivo;
b) em demais partes do texto e, sendo necessário, substituída pelo texto "o(s) autor(es)".
afirmo, como responsável pela submissão, que:
a) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;
b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses (verificar campo de metadados);
c) a sequência/ordem de nomes de autores - que consta dos metadados e do material publicado - foi discutida e acordada entre os participantes da investigação. A AtoZ *não* realiza ajustes na ordem de autores após a leitura de provas;
d) todos os pesquisadores incluídos como autores estão plenamente cientes e concordam com o conteúdo do Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Aberta submetido como documento suplementar.
e) nenhum dos autores têm outro manuscrito em avaliação pela AtoZ.
declaro ciência que a submissão será arquivada, cancelando-se o processo de avaliação, caso:
a) os itens anteriores não sejam contemplados;
b) apresente preenchimento incompleto e/ou incorreto dos campos de metadados (incluindo os necessários no idioma inglês e espanhol);
c) se verificar que houve desrespeito às Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Leia o documento.
d) um dos autores do manuscrito já tem um outro manuscrito em avaliação pela revista.
e) o Formulário de Notas da Obra e Conformidade com a Ciência Aberta não for enviado como documento suplementar à submissão.
confirmo estar ciente do que segue:
confirmo estar ciente do que segue:
Os autores concedem para a AtoZ o direito de inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
confirmo estar ciente do que segue:
Devido a configurações de plataformas de email, as comunicações da Revista com os autores podem ser identificadas como spam. Cabe aos autores a verificação dos filtros de spam e/ou a verificação direta do andamento da submissão no Sistema OJS da Revista.
A AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores.
O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.
Os manuscritos submetidos para avaliação devem cumprir com as seguintes condições:
Natureza dos trabalhos para submissão:
Artigos - pesquisas envolvendo aspectos de informação e conhecimento e que demonstrem caráter inovador no enfoque e/ou na metodologia. Acesse o Template.
Entrevistas - definidas pelo Comitê Editorial, privilegiando pesquisadores experientes que possam discutir aspectos teóricos, práticos e metodológicos da pesquisa em informação e conhecimento.
Short papers - contribuições derivadas de posteres ou de resumos expandidos poderão ser objeto de avaliação e publicação nesta modalidade. Acesse o Template.
Natureza dos trabalhos para o Dossiê Temático:
Artigos - artigos científicos de pesquisas sobre práticas informacionais interdisciplinares relacionadas a um dos eixos temáticos definidos para o dossiê temático. Segue a mesma política da seção e diretrizes para autores de artigos da Revista AtoZ. Texto de 15 (quinze) a 20 (vinte) páginas incluindo referências, apêndices e anexos. Acesse o Template.
Short paper - relatos de pesquisas ou de experiência de práticas informacionais interdisciplinares relacionadas a um dos eixos temáticos definidos para o dossiê temático. Texto de até 8 (oito) páginas incluindo referências, apêndices e anexos. Acesse o Template.
Artigo de Opinião - texto opinativo sobre o impacto da pandemia na cidade, estado ou país de origem do autor. Texto de até 3 (três) páginas, excetuando-se da contagem as Referências. Acesse o Template.
Os trabalhos encaminhados a AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento deverão atender aos itens abaixo.
Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas. Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).
Usar formato de arquivo DOC/DOCX (Microsoft Word 97-2003+), ODF (OpenOffice, BrOffice, LibreOffice).
A formatação das referências deve seguir o estilo APA. Detalhes de formatação (tipo e tamanho de fonte, espaçamentos etc) estão disponíveis nos templates: Word e LibreOffice.
6 - Compartilhamento dos dados científicos de pesquisa
O processo relativo às entrevistas respeita a seguinte orientação:
1) entrevistado: convite a pesquisadores reconhecidos pelo trabalho com metodologias, técnicas ou, ainda, temas inovadores de interesse para a área de informação e conhecimento;
2) definição: o Conselho Editorial da AtoZ definirá tais pesquisadores, considerando sugestões do próprio Conselho e eventuais sugestões de autores/leitores/colaboradores;
3) questões da entrevista:
(a) elaboradas pelo Conselho Editorial da AtoZ e, tanto quanto possível, baseadas em colaboração advinda de leitores e autores,
(b) orientadas para metodologias, conceitos, características, pontos fortes/fracos e/ou vantagens/desvantagens de determinados enfoques e outros aspectos de interesse para a construção do conhecimento nas áreas de interesse da AtoZ.
4) apensos: incorporar foto e mini-CV do entrevistado;
5) interação com leitores: seção de comentários aberta para usuário cadastrado, sem opção de postagem anônima.
Aceita submissão em fluxo contínuo de artigos relacionados a pesquisas que envolvam aspectos de informação e conhecimento e que demonstrem caráter inovador no enfoque e/ou na metodologia relacionados à linha editorial do periódico. Devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Template.
Artigos científicos de pesquisas sobre dados, informação e conhecimento que possuam abordagens inovadoras e interdisciplinares relacionadas a um dos eixos do dossiê temático com tema central em "Avaliação da aprendizagem digital versus Avaliação Digital da aprendizagem".
Dossiê temático:Avaliação da aprendizagem digital versus Avaliação Digital da aprendizagem
Prazo de submissão: 31 de maio de 2023
Publicação: v. 12, 2023
A Revista AtoZ tem por objetivo privilegiar e divulgar, de forma livre e gratuita, resultados de pesquisa interdisciplinares relacionados às áreas de Educação, Ciência, Tecnologia, Gestão da Informação e do Conhecimento.
Nessa perspectiva, convidamos os pesquisadores a compartilhar seus conhecimentos sobre tendências e novas práticas baseadas no ensino, disruptivas e interdisciplinares,paraa apresentaçãode artigos neste número da Revistana Área Temática emAvaliação da aprendizagem digital versus Avaliação digital da aprendizagem aplicada a diversas áreas do conhecimento, organizada pelas professoras Dra. Ana María Martín Cuadrado (Universidade Nacional de Educação a Distância– UNED.Espanha), Dra. María do Carmo Duarte Freitas (Universidade Federal do Paraná – UFPR. Brasil), Dra. María José Latorre Medina (Universidade de Granada -UGR, Campus de Ceuta.Espanha) e Dra. Karina Marisol Guardado Rivera (Universidade de El Salvador -UES. El Salvador).O dossiê será publicado no Volume 12 de 2023 da Revista AtoZ.
Background do tema
Há evidências que confirmam que na era digital, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitiram, por um lado, criar ambientes de aprendizagem ricos e flexíveis e, por outro, ampliar os cenários existentes, rompendo com as barreiras físicas e temporais geradas nos processos educativos.Durante a pandemia de COVID19, em todo o mundo, foi possível verificar o surgimento de alternativas educacionais para responder às necessidades do cenário existente. Portanto, são inúmeros os argumentos de que graças à incorporação das TIC no campo educacional, determinadas metodologias e estratégias de ensino inovadoras têm sido promovidas, ampliando cenários de formação; fomentando novas formas de interação entre os docentes, entre alunos e professores; facilitando a abordagem do conhecimento a partir de diferentes perspectivas e favorecendo o desenvolvimento de inteligências múltiplas dos estudantes. Em resumo, vários ambientes propícios à aprendizagem foram criados, com desenhos que favorecem a atenção à diversidade.
No entanto, nos últimos anos, os estudos demonstram a relação entre inovação educacional, TIC e boas práticas; com o conjunto deavaliaçãodidática-pedagógica ecomoa TICtornou-se uma questão central de estudo e análise, devido à sua transversalidade e conexão com o resto dos elementos curriculares.Observando a partir da dupla perspectiva: quer a partir do conceito de currículo alinhado, quer da importância de garantir uma aprendizagem de qualidade à comunidade educativa e facilitar processos de avaliação integrativos, confiáveis e válidos.Ao analisarmos a literatura acadêmica constata-se que na publicação científica em que a avaliação educacional é abordada, é comum encontrar a menção de seus autores à importância da inclusão das TIC nestes processos, certificando que, graças à sua incorporação, certas metodologias inovadoras têm sido promovidas para a avaliar a aprendizagem dos alunos em diferentes: contextos (presencial e a distância),estágios educacionais (universitários e não universitários) e áreas do conhecimento.
Assim, no âmbito da avaliação educacional e da relação que mantém com as TIC, emergem dois contextos de ação que requerem atenção entre acadêmicos, professores e pesquisadores: a avaliação da aprendizagem digital localizada em contexto a distânciaversusa avaliação digital da aprendizagem localizada em contextos presenciais.Em segundo lugar, a mistura de ambos os contextos podem causar outros, denominados desemipresenciais ou híbridos, em que a avaliação educacional digital aparece e oferece várias possibilidades de ação.Em qualquer uma das situações, há uma aprendizagem que se dilui entre as áreas do conhecimento e nos cursos universitários ou não universitários (fases educacionais obrigatórias do ensino infantil, primário, secundário e/ou profissionalizantes).Em especial, a enfâse em qualquer um desses contextos educacionais contribuirá para a análise, reflexão e melhoria do ensino em qualquer curso/disciplina, em ambientes universitários e não universitários, enfatizando a atividade de avaliação.
A área temática da revista abordará as transformações derivadas da inclusão das TIC nos processos educacionais presentes em diferentes ambientes (presencial, à distância e/ou híbrido), que apontam para um novo olhar na avaliação educacional assistida com tecnologia digital.Com base neste contexto, são propostos os seguintes domínios e eixos:
Área 1 - Avaliação da aprendizagem digital
Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas.;
Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências:
1. Fases e estratégias;
2. Técnicas, instrumentos e ferramentas;
3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação, etc.
Eixo 3. Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem.
Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional.
Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos.
Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação da aprendizagem digital.
Área 2 - Avaliação digital da aprendizagem
Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas.;
Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências:
1. Fases e estratégias;
2. Técnicas, instrumentos e ferramentas;
3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação, etc.
Eixo 3. Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem.
Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional.
Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos.
Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação digital da aprendizagem.
Objetivo
São muitas as ações e experiências de pesquisa que justificam a necessidade de avaliação educacional em licenciaturas.A contribuição da tecnologia digital é uma vantagem para a melhoria e inovação dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, e, em particular, para a melhoria dos processos de avaliação.Estedossiê tem como objetivo conhecer e analisar como estão – e têm sido – os processos de mudança e inovação que visam a integração das TIC no processo de avaliação educacional, desenvolvidos em diferentes níveis e etapas.
Esperamos que as contribuições recebidas a esse respeito correspondamcom os eixos mencionados nesta chamada e agreguem valor ao conhecimento gerado até agora em torno do tema deste dossiê.
Nesse contexto, serão aceitos trabalhos inéditos com implicações relevantes para a ampliação das fronteiras de compartilhamento da informação e do conhecimento sobre o tema central e seus eixos, nos quais demonstrem abordagens, aplicações e/ou metodologias inovadoras, incluindo estudos de revisão ou dados empíricos sobre avanços nos resultados de pesquisas.
Escopo
Estimulamos a submissão de artigos científicos em português, espanhol ou inglês que se caracterizem como pesquisas rigorosas relacionadas a qualquer um dos temas e eixos propostos.
A lista de eixos e temas não pretende ser exaustiva. Outros tópicos serão bem-vindos e apreciados, desde que se concentrem no domínio da avaliação de ensino-aprendizagem.
As regras de submissão da revista podem ser encontradas no link: https://revistas.ufpr.br/atoz/about/submissions#authorGuidelines
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
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A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.
The information collected during the registration process and the data collected through a web analytics software will be used exclusively for metrics studies under responsibility of AtoZ editorial team.
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