A iniciativa digital CONVIDE-i9 no combate à infodemia de COVID-19: breves apontamentos de atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76472

Palavras-chave:

Bibliotecário, Biblioteca virtual, Desinformação, Infodemia, Pandemia, COVID-19.

Resumo

Introdução: Enseja apresentar apontamentos resultantes de uma experiência acerca da catalogação de materiais na biblioteca virtual CONVIDE-i9, um produto informacional confiável no combate à desinformação, fake news e infodemia. Visa pontuar características da biblioteca; elencar as temáticas cobertas; quantificar as publicações cadastradas por categoria e relatar a atuação pessoal no cadastro de materiais. Método: Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa de coleta de dados na biblioteca virtual CONVIDE-i9, no período de maio até junho de 2020. Resultados: Apresenta a CONVIDE-i9 como uma colaboração entre instituições de informação nacionais e bibliotecários voluntários, cujo fito é ser uma fonte de informações confiáveis no âmbito da COVID-19 e temáticas relacionadas; cobre oito áreas temáticas, como “apoio ao teletrabalho”, “fake news e phishing” e “protocolos e recomendações”; possui 294 materiais cadastrados; elenca que a atuação pessoal culminou no cadastro de 102 itens; resulta na voluntária que possui o maior número de registros cadastrados até 01/07/2020; e relata afinidades temáticas cunhadas a partir da experiência na biblioteca, sobre saúde mental, transtornos alimentares, orientações para bibliotecas públicas diante da COVID-19 etc. Conclusão: Evoca, portanto, a importância dos bibliotecários na disponibilização de um ambiente digital que alcance o maior número de pessoas geograficamente dispersas, especialmente em um cenário de pandemia, promovendo o bem-estar e a disseminação de informações averiguadas e posteriormente publicitadas sobre a COVID-19 em variadas perspectivas.

Biografia do Autor

Fernanda Percia França, Universidade de Brasília (UnB)

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2019). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: pacote de software, software livre, repositório institucional e DSpace. 

Denise Oliveira de Araújo, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: repositórios digitais; comunicação científica; acesso aberto ao conhecimento científico; software livre; e gestão do conhecimento.

Márcio Bezerra da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência nas áreas de processamento de dados, banco de dados, arquitetura da informação, usabilidade, desenvolvimento web, sistemas de automação de bibliotecas, bibliotecas digitais, repositórios digitais e representação e organização da informação e do conhecimento. Trabalha atualmente em projetos sobre web 2.0, extração de dados (fake news) em redes sociais digitais, software livre, sistemas de automação de bibliotecas, metadados e repositórios digitais, com enfoque nos modelos institucional e de dados abertos. Membro dos grupos de estudos "G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação" (UFBA); e "Biblioteca Digital" (UNB).

Referências

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020a). Biblioteca Digital Convide-i9. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual/biblioteca-virtual-convide-i9.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020b). Proteja sua saúde mental em tempos de coronavírus. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/proteja-sua-saude-mental-em-tempos-de-coronavirus.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020c). AMBULIM – Programa de Transtornos Alimentares do HCFMUSP. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/ambulim-programa-de-transtornos-alimentares-do-hcfmusp.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020d). Recomendações técnicas sobre o COVID-19 – Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/recomendacoes-tecnicas-sobre-o-covid-19-sistema-nacional-de-bibliotecas-publicas.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020e). ABNT libera lista de 32 normas gratuitas para contribuir no combate ao COVID-19. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/abnt-libera-lista-de-32-normas-gratuitas-para-contribuir-no-combate-ao-covid-19.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020f). National Library of Medicine disponibiliza dados e notícias sobre o COVID-19. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/national-library-of-medicine-disponibiliza-dados-e-noticias-sobre-o-covid-19.

Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF). (2020g). Oxford University Press – Covid-19. Retirado de http://abdf.org.br/biblioteca-virtual/biblioteca-virtual-convide-i9/vamos-aprender-algo/oxford-university-press-covid-19.

Cunha, M. B., & Cavalcanti, C. R. de O. (2008). Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos.

Delmazo, C., & Valente, J. (2018). Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, 18(32), 155-169. Retirado de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012.

National Library of Medicine (NLM). (2020). Retirado de https://www.nlm.nih.gov/.

Organização Pan-Americana da Saúde. (2020). Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Retirado de https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14.

Werthein, J. (2000). A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, 29(2), 71-77. Retirado de https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

França, F. P., Araújo, D. O. de, & Silva, M. B. da. (2020). A iniciativa digital CONVIDE-i9 no combate à infodemia de COVID-19: breves apontamentos de atuação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 248–252. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76472

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Short Paper