Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Gabriela de Souza D Andrea

Resumo


Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada em agregadores de podcasts e redes sociais. Resultados: Identificaram-se 390 eventos únicos relacionados à Ciência da Informação durante a pandemia, em que 70 episódios trataram especificamente da Covid-19. A análise revelou que os podcasts com temáticas relacionadas à Covid-19 apresentaram características em comum, as quais dão ênfase aos fluxos informacionais e ao tratamento documental da comunicação científica. Também demonstrou que as discussões sobre temas relacionados à Covid-19 nos podcasts se alternam entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Conclusões: Por meio do levantamento e da análise dos podcasts e webinars voltados para a área de Ciência da Informação, foi possível demonstrar que esses canais de comunicação são relevantes para reunir conhecimentos e discussões da área que envolvem, direta ou indiretamente, suas competências práticas e teóricas ao tratar dos desafios comunicacionais da Covid-19.


Palavras-chave


Podcasts; Webinars; Ciência da Informação; Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Podcasters (AdPod). (2018). PodPesquisa. Retirado de http://abpod.org/wp-content/uploads/2020/10/Podpesquisa2018.xlsx.

Carvalho, A. A. A. (2009). Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/.

Couto, F. C. Eventos Ciência da Informação – Covid-19. Retirado de https://figshare.com/articles/dataset/Eventos_Ci_ncia_da_Informa_o_-_COVID-19/12811985.

Gegenfurtner, A., Zitt, A., & Ebner, C. (2020). Evaluating webinar-based training: a mixed methods study of trainee reactions toward digital web conferencing. International Journal of Training and Development, 24(1), 5–21. doi: 10.1111/ijtd.12167.

Harris, H., & Park, S. (2008). Educational usages of podcasting: Colloquium. British Journal of Educational Technology, 39(3), 548–551. doi: 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x.

McClung, S., & Johnson, K. (2010). Examining the Motives of Podcast Users. Journal of Radio &Audio Media, 17(1), 82–95. doi: 10.1080/19376521003719391.

Negri, F. de, Zucoloto, G., Miranda, P., & Koeller, P. (2020, mar. 27). Ciência e tecnologia frente à pandemia. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. IPEA. Retirado de https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona.

Pacete, L. G. (2019, maio 13). No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast. Meio e Mensagem. Retirado de https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/13/no-brasil-40-dos-internautas-ja-ouviram-podcast.html.

Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. (2019, maio 11). Revista Piauí. Retirado de https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/.

Scutter, S., Stupans, I., Sawyer, T., & King, S. (2010). How do students use podcasts to support learning? Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), Article 2. doi: 10.14742/ajet.1089.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Serviços de indexação e agregadores

Web of Science
Directory of Open Access Journals
Sumários.org: sumários de revistas brasileiras
Google Acadêmico
LivRe! Portal para periódicos de livre acesso na Internet
InfoBCI
Latindex Catálogo
Bielefeld Academic Search Engine
INFOBILA: Información Bibliotecológica Latinoamericana
REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Brapci (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação Brapci (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação

Universidade Federal do Paraná
Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Gestão da Informação
ISSN: 2237-826X
Qualis (2013-2016):
B2 - Comunicação e Informação
B4 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Saúde Coletiva; Interdisciplinar
B5 - Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharias III
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Esta obra foi licenciada sob uma Licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada