Open Journal Systems

Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Gabriela de Souza D Andrea

Resumo


Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada em agregadores de podcasts e redes sociais. Resultados: Identificaram-se 390 eventos únicos relacionados à Ciência da Informação durante a pandemia, em que 70 episódios trataram especificamente da Covid-19. A análise revelou que os podcasts com temáticas relacionadas à Covid-19 apresentaram características em comum, as quais dão ênfase aos fluxos informacionais e ao tratamento documental da comunicação científica. Também demonstrou que as discussões sobre temas relacionados à Covid-19 nos podcasts se alternam entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Conclusões: Por meio do levantamento e da análise dos podcasts e webinars voltados para a área de Ciência da Informação, foi possível demonstrar que esses canais de comunicação são relevantes para reunir conhecimentos e discussões da área que envolvem, direta ou indiretamente, suas competências práticas e teóricas ao tratar dos desafios comunicacionais da Covid-19.


Palavras-chave


Podcasts; Webinars; Ciência da Informação; Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Podcasters (AdPod). (2018). PodPesquisa. Retirado de http://abpod.org/wp-content/uploads/2020/10/Podpesquisa2018.xlsx.

Carvalho, A. A. A. (2009). Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/.

Couto, F. C. Eventos Ciência da Informação – Covid-19. Retirado de https://figshare.com/articles/dataset/Eventos_Ci_ncia_da_Informa_o_-_COVID-19/12811985.

Gegenfurtner, A., Zitt, A., & Ebner, C. (2020). Evaluating webinar-based training: a mixed methods study of trainee reactions toward digital web conferencing. International Journal of Training and Development, 24(1), 5–21. doi: 10.1111/ijtd.12167.

Harris, H., & Park, S. (2008). Educational usages of podcasting: Colloquium. British Journal of Educational Technology, 39(3), 548–551. doi: 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x.

McClung, S., & Johnson, K. (2010). Examining the Motives of Podcast Users. Journal of Radio &Audio Media, 17(1), 82–95. doi: 10.1080/19376521003719391.

Negri, F. de, Zucoloto, G., Miranda, P., & Koeller, P. (2020, mar. 27). Ciência e tecnologia frente à pandemia. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. IPEA. Retirado de https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona.

Pacete, L. G. (2019, maio 13). No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast. Meio e Mensagem. Retirado de https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/13/no-brasil-40-dos-internautas-ja-ouviram-podcast.html.

Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. (2019, maio 11). Revista Piauí. Retirado de https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/.

Scutter, S., Stupans, I., Sawyer, T., & King, S. (2010). How do students use podcasts to support learning? Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), Article 2. doi: 10.14742/ajet.1089.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860

Apontamentos

  • Não há apontamentos.