Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860

Palavras-chave:

Podcasts, Webinars, Ciência da Informação, Covid-19.

Resumo

Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada em agregadores de podcasts e redes sociais. Resultados: Identificaram-se 390 eventos únicos relacionados à Ciência da Informação durante a pandemia, em que 70 episódios trataram especificamente da Covid-19. A análise revelou que os podcasts com temáticas relacionadas à Covid-19 apresentaram características em comum, as quais dão ênfase aos fluxos informacionais e ao tratamento documental da comunicação científica. Também demonstrou que as discussões sobre temas relacionados à Covid-19 nos podcasts se alternam entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Conclusões: Por meio do levantamento e da análise dos podcasts e webinars voltados para a área de Ciência da Informação, foi possível demonstrar que esses canais de comunicação são relevantes para reunir conhecimentos e discussões da área que envolvem, direta ou indiretamente, suas competências práticas e teóricas ao tratar dos desafios comunicacionais da Covid-19.

Biografia do Autor

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), ambos da mesma instituição. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutor em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento pela Universitat de Barcelona (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Dados Científicos, Produção Científica, Aprendizagem Colaborativa e Ciência Aberta.

Referências

Associação Brasileira de Podcasters (AdPod). (2018). PodPesquisa. Retirado de http://abpod.org/wp-content/uploads/2020/10/Podpesquisa2018.xlsx.

Carvalho, A. A. A. (2009). Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/.

Couto, F. C. Eventos Ciência da Informação – Covid-19. Retirado de https://figshare.com/articles/dataset/Eventos_Ci_ncia_da_Informa_o_-_COVID-19/12811985.

Gegenfurtner, A., Zitt, A., & Ebner, C. (2020). Evaluating webinar-based training: a mixed methods study of trainee reactions toward digital web conferencing. International Journal of Training and Development, 24(1), 5–21. doi: 10.1111/ijtd.12167.

Harris, H., & Park, S. (2008). Educational usages of podcasting: Colloquium. British Journal of Educational Technology, 39(3), 548–551. doi: 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x.

McClung, S., & Johnson, K. (2010). Examining the Motives of Podcast Users. Journal of Radio &Audio Media, 17(1), 82–95. doi: 10.1080/19376521003719391.

Negri, F. de, Zucoloto, G., Miranda, P., & Koeller, P. (2020, mar. 27). Ciência e tecnologia frente à pandemia. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. IPEA. Retirado de https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona.

Pacete, L. G. (2019, maio 13). No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast. Meio e Mensagem. Retirado de https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/13/no-brasil-40-dos-internautas-ja-ouviram-podcast.html.

Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. (2019, maio 11). Revista Piauí. Retirado de https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/.

Scutter, S., Stupans, I., Sawyer, T., & King, S. (2010). How do students use podcasts to support learning? Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), Article 2. doi: 10.14742/ajet.1089.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Silva, F. C. C. da, & D Andrea, G. de S. (2020). Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 139–147. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Artigo