Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860Palabras clave:
Podcasts, Webinars, Ciência da Informação, Covid-19.Resumen
Introdução: Realizou-se uma análise das temáticas relacionadas à Covid-19 em podcasts e webinars do campo da Ciência da Informação, concentrando-se em seus propósitos e características. Método: Os dados foram coletados por meio de pontos de verificação utilizados para mapeamento e análise de metadados e posteriormente analisados pelos pesquisadores. O Microsoft Excel foi usado para analisar os dados. O estudo foi limitado aos podcasts produzidos no Brasil e a pesquisa foi totalmente realizada em agregadores de podcasts e redes sociais. Resultados: Identificaram-se 390 eventos únicos relacionados à Ciência da Informação durante a pandemia, em que 70 episódios trataram especificamente da Covid-19. A análise revelou que os podcasts com temáticas relacionadas à Covid-19 apresentaram características em comum, as quais dão ênfase aos fluxos informacionais e ao tratamento documental da comunicação científica. Também demonstrou que as discussões sobre temas relacionados à Covid-19 nos podcasts se alternam entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Conclusões: Por meio do levantamento e da análise dos podcasts e webinars voltados para a área de Ciência da Informação, foi possível demonstrar que esses canais de comunicação são relevantes para reunir conhecimentos e discussões da área que envolvem, direta ou indiretamente, suas competências práticas e teóricas ao tratar dos desafios comunicacionais da Covid-19.
Citas
Associação Brasileira de Podcasters (AdPod). (2018). PodPesquisa. Retirado de http://abpod.org/wp-content/uploads/2020/10/Podpesquisa2018.xlsx.
Carvalho, A. A. A. (2009). Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/.
Couto, F. C. Eventos Ciência da Informação – Covid-19. Retirado de https://figshare.com/articles/dataset/Eventos_Ci_ncia_da_Informa_o_-_COVID-19/12811985.
Gegenfurtner, A., Zitt, A., & Ebner, C. (2020). Evaluating webinar-based training: a mixed methods study of trainee reactions toward digital web conferencing. International Journal of Training and Development, 24(1), 5–21. doi: 10.1111/ijtd.12167.
Harris, H., & Park, S. (2008). Educational usages of podcasting: Colloquium. British Journal of Educational Technology, 39(3), 548–551. doi: 10.1111/j.1467-8535.2007.00788.x.
McClung, S., & Johnson, K. (2010). Examining the Motives of Podcast Users. Journal of Radio &Audio Media, 17(1), 82–95. doi: 10.1080/19376521003719391.
Negri, F. de, Zucoloto, G., Miranda, P., & Koeller, P. (2020, mar. 27). Ciência e tecnologia frente à pandemia. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. IPEA. Retirado de https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona.
Pacete, L. G. (2019, maio 13). No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast. Meio e Mensagem. Retirado de https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/13/no-brasil-40-dos-internautas-ja-ouviram-podcast.html.
Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil. (2019, maio 11). Revista Piauí. Retirado de https://piaui.folha.uol.com.br/quatro-em-cada-dez-internautas-ja-ouviram-podcast-no-brasil/.
Scutter, S., Stupans, I., Sawyer, T., & King, S. (2010). How do students use podcasts to support learning? Australasian Journal of Educational Technology, 26(2), Article 2. doi: 10.14742/ajet.1089.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista AtoZ es una revista científica de acceso abierto y los derechos de autor de artículos y entrevistas pertenecen a sus respectivos autores/encuestados. Los autores otorgan a la AtoZ el direito de incluir el material publicado (revisado por pares/pos-print) en em sistemas/herramientas de indización, agregadores o curadores.
Los autores tienen permiso y se les anima a depositar sus artículos en sus páginas personales, depósitos y/o portales institucionales anteriormente (pre-print) y posteriormente (post-print) a la publicación en esa Revista. Se pide, si possible, que se apunte la referencia bibliográfica del artículo (incluyendose la URL) en base a la AtoZ.
La AtoZ es sello verde por Diadorim/IBICT.
Todo el contenido de la revista (incluyendo las instrucciones, modelos y política editorial) a menos que se indique otra cosa, están bajo una Licencia de Atribución de Bienes Comunes Creativos (CC) 4.0 Internacional.
Cuando los artículos son publicados por esta revista, se pueden compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier propósito, incluso comercial) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso si es comercial). Debe dar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
La AtoZ no cobra cualquier tasas por la sumisión y/o procesamiento y/o la publicación de artículos.
























